Nova técnica usa gordura para ‘cultivar’ orelhas em laboratório

140302092526_samuel_clompus_cartilage_operation_464x261_1_nocreditA equipe já conseguiu criar cartilagem em laboratório e acredita que a técnica pode ser usada para refazer orelhas e narizes.

O estudo com a descrição do novo método foi publicado no periódico Nanomedicine.

Especialistas acreditam que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas que a técnica tem potencial.

Os médicos querem tratar condições congênitas como a microtia, na qual há uma malformação ou ausência completa da orelha.

Até o momento, a técnica mais usual para corrigir esse problema em crianças envolve a retirada de cartilagem de suas costelas.

Depois, o tecido é esculpido cuidadosamente por cirurgiões para que se assemelhe ao formato de uma orelha. Em seguida, a “orelha” é implantado no paciente.

Esse método requer múltiplas operações e deixa cicatrizes no peito. Além disso, a cartilagem das costelas nunca se recupera.

Molde

A equipe de médicos do Great Ormond Street Hospital busca uma alternativa na qual uma pequena amostra de gordura é retirada da criança para que células-tronco sejam extraídas dela e cultivadas.

Essas células são colocadas em um molde em formato de orelha para que assumam a forma desejada. Produtos químicos adicionados no processo fariam com que as células se transformassem em cartilagem.

O resultado final pode ser implantado sob a pele da criança.

Os pesquisadores já conseguiram criar a cartilagem no molde, mas testes de segurança são necessários antes que o material possa ser usado em pacientes.

“É animador termos obtido células não-cancerígenas, que podem ser implantadas de volta no paciente sem haver o risco do sistema imunológico do paciente combatê-las”, diz a cientista Patrizia Ferreti, uma das integrantes da equipe, à BBC.

“Fazer essa reconstrução com uma só cirurgia seria muito importante para reduzir o estresse imposto à criança. Esperamos que essa nova cartilagem cresça junto com a criança.”

Nova orelha

A técnica poderia ajudar pacientes como Samuel Clompus, de 15 anos, que já fez uma cirurgia de reconstrução da orelha.

Sua mãe, Sue, diz que a família está feliz com a pesquisa.

“Ele tem uma cicatriz até hoje que o incomoda bastante. Com a nova técnica, isso seria evitado”, afirma ela.

O método ainda poderia ser usado para criar cartilagem para outras partes do rosto, como o nariz, que pode ser danificado em adultos após cirurgias para retirada de tumores.

Os médicos dizem que poderiam fazer ossos com a mesma técnica.

“Obviamente ainda estamos só começando. O próximo passo é aperfeiçoar a escolha do material inicial e desenvolver melhor a técnica”, afirma Ferretti.

Ao comentar o estudo, o cirurgião Martin Birchall, da Universidade College London, diz que a técnica pode ser “transformadora”.

Ele esteve envolvido nas primeiras operações para implantar, em pacientes, canais respiratórios criados em laboratório.

Birchall afirma que a nova técnica ainda requer testes.

“No meu caso, usamos células-tronco obtidas da médula óssea porque elas tinham sido usadas em transplantes em 10 mil pessoas. Provavelmente não haverá problemas com as células de gordura, mas elas ainda não tiveram sua segurança provada.”

Fonte: BBC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.