Novo balanço da OMS registra 4.493 mortos por Ebola

POA febre hemorrágica causada pelo vírus Ebola matou 4.493 pessoas de um total de 8.997 casos registrados em sete países (Libéria, Serra Leoa, Guiné, Nigéria, Senegal, Espanha e Estados Unidos), segundo o último balanço mundial divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira com dados coletados até 12 de outubro.

O balanço anterior da OMS, feito com informações reunidas até 8 de outubro, contabilizava 4.033 mortos de 8.399 casos registrados.

 A OMS decidiu dividir em dois grupos os países afetados pela epidemia.

Compõem o primeiro grupo os três países mais afetados (Libéria, Serra Leoa e Guiné) e o segundo grupo é formado por Nigéria, Senegal, Estados Unidos e Espanha.

A epidemia, a mais grave desde que o vírus foi identificado, em 1976, começou na Guiné no fim de 2013. Desde então, foram registrados 2.458 mortos de 4.249 casos na Libéria – o país mais afetado; 1.183 mortos de 3.252 casos em Serra Leoa, e 843 mortos e 1.472 casos na Guiné.

O balanço na Nigéria e no Senegal está inalterado neste último balanço, sendo 20 casos e 8 mortos na Nigéria e um caso no Senegal, de um estudante guineano que teve sua cura anunciada pelas autoridades em 10 de setembro.

Nos Estados Unidos, três casos foram registrados, sendo que um deles, um paciente liberiano, morreu da doença. A Espanha registrou uma infecção, a primeira fora da África, de uma auxiliar de enfermagem que cuidou de dois missionários infectados pelo vírus e repatriados a Madri, onde faleceram em agosto e setembro.

Profissionais de saúde têm sido particularmente afetados pela doença, com 236 mortos de um total de 427 infecções em todos estes países. No total, 96 funcionários sanitários morreram na Libéria, 95 em Serra Leoa e 40 na Guiné, assim como 5 na Nigéria.

Um surto de Ebola foi detectado em uma região remota do noroeste da República Democrática do Congo (RDC), diferente do que castiga o oeste da África.

Ele matou 43 pessoas de um total de 71 casos, desde que apareceu em 11 de agosto, segundo balanço divulgado em 7 de outubro.

Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ebola, também chamada de febre hemorrágica do vírus Ebola, tem uma taxa de mortalidade de cerca de 70% dos infectados.

A infecção ocorre por contato direto com os fluidos corporais, sangue, líquidos biológicos ou secreções. O período de incubação varia entre 2 e 21 dias. O paciente se torna infeccioso a partir do momento em que os sintomas se manifestam, o que não acontece durante o período de incubação.

Ainda de acordo com a OMS, é possível dizer que não há mais transmissão de Ebola em um país “42 dias depois do último caso registrado”.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.