Novo livro sobre imagem digital dá asas à imaginação, mas com muita técnica
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Minas continua dando exemplo de caminhar na vanguarda da tecnologia nacional. Em sua grade de programas de graduação, a Universidade Fumec conta com o curso de tecnologia em jogos digitais, coordenado pelo professor João Victor Boechat Gomide, que vem desenvolvendo na escola uma série de projetos que envolvem imagens produzidas digitalmente e a criação de games. É lá também – e igualmente coordenado por ele – que está instalado o Laboratório de Captura de Movimento da instituição, onde se aplicam muitas das tecnologias utilizadas em animações, jogos, cinema e outros vídeos.
Pois foi baseado em seus estudos, pesquisas e experiências que o professor, doutor em artes pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em física pela Universidade Estadual de Campinas, escreveu o livro Imagem digital aplicada, para atender a uma grande demanda por informação nessa área. Trata-se de uma obra direcionada ao profissional que trabalha com imagens na produção audiovisual (especialmente para o cinema, a televisão e a web), em jogos digitais e no design gráfico, seja ele técnico ou artístico, além de ser uma boa ferramenta de apoio ao estudante que está se preparando para entrar no mercado de trabalho e para o pesquisador que busca conhecer melhor as etapas da produção profissional.
O conteúdo do livro busca aprofundar, do ponto de vista prático, os conceitos básicos da imagem e da visão. Aborda com propriedade a geração e a manipulação da imagem digital e da computação gráfica e as suas amplas aplicações à cinematografia, aos efeitos visuais, à animação e ao estágio atual da arte. Tudo isso, entretanto, sem enfocar o uso da matemática que existe por trás dos processos, o que torna sua leitura bem mais agradável e interessante.
Com relação às abordagens científicas da imagem, a obra também dá vazão aos aspectos mais técnicos do trabalho ao envolver modelagens matemáticas e conhecimento especializado, algo muito acima do que os técnicos e os artistas precisam. “Mas é importante destacar sempre que os fundamentos sem a matemática interessam e enriquecem a produção”, ressalta Gomide, ao afirmar ter certeza de que o livro vai encontrar um público bastante carente desse tipo de informação, “principalmente o pessoal envolvido com cinema, televisão, com jogos digitais e o audiovisual em geral.”
João Victor revelou que em breve terá mais uma boa novidade para apresentar aos mineiros. Ele adianta que será o primeiro game comercial brasileiro feito com captura de movimento, que será lançado pela Ilusis, a maior empresa de desenvolvimento de games de Belo Horizonte.
“Todos os jogos de sucesso no mundo usam a captura de movimento para animar, e tudo começou nos anos 1990. No Brasil, só agora, vinte anos depois, é que estamos prontos a apresentar o primeiro jogo. As capturas foram feitas no nosso laboratório, que é registrado nos diretórios de pesquisa do CNPq”, completa. Um vídeo amador making of sobre o projeto pode ser visto neste link.Serviço:
Imagem digital aplicada
Editora: Campus/Elsevier
Preço: R$ 69,90
Pronto para o mercado
O principal objetivo dos cursos de tecnologia em jogos digitais oferecidos pelas universidades, como o curso ofertado pela Fumec, em BH, é formar e atualizar profissionais para o mercado de produção e desenvolvimento de jogos digitais e áreas afins. De acordo o professor João Victor Gomide, a indústria de desenvolvimento de games se encontra em franca expansão em todo o mundo, especialmente no Brasil, apresentando uma demanda cada dia mais crescente por profissionais qualificados. “As habilidades desse profissional vão permitir que ele atue também em outras áreas, como na produção de computação gráfica para o cinema, a televisão e as novas mídias, como também no desenvolvimento de aplicações interativas”, afirma.
Animações 3D
Único do gênero na América Latina instalado em uma instituição de ensino, o Laboratório de Captura de Movimento da Universidade Fumec pode ser considerado local de trabalho de ponta em tecnologia para a produção de animações obtidas via captação de movimentos. O sistema usa câmeras de alta definição para obter imagens que, em seguida, são aplicadas aos personagens das histórias que vão compor o trabalho final, seja um game ou um vídeo. As filmagens são feitas dentro do laboratório, com atores que muitas vezes são os próprio alunos, em trajes especiais equipados nas articulações, com pequenas bolas que funcionam como referência para as câmeras. Isso possibilita que as montagens sejam feitas com recursos tridimensionais.
Fonte: Diário de PE





Nenhum comentário