Número de consultas na rede básica em PE cresce 21% com Mais Médicos

Médico cubano Norge Rodriguez disse que os principais problemas detectados por eles são enfermidades crônicas (Foto: Débora Soares/G1)
Médico cubano Norge Rodriguez disse que os principais
problemas detectados por eles são enfermidades crônicas
(Foto: Débora Soares/G1)

O programa Mais Médicos aumentou em 21,5% o número de consultas oferecidas na rede básica de saúde em Pernambuco, que recebeu 646 médicos em 143 municípios e um distrito indígena, beneficiando 2,2 milhões de moradores. Os dados foram divulgados pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta segunda (9), em seminário com prefeitos, secretários municipais de saúdes e médicos de cidades contempladas com o projeto. Em janeiro de 2014, foram contabilizadas 361.062 consultas no estado. No mesmo período do ano passado, quando o programa ainda não havia sido implantado, foram registradas 297.151 consultas.

“Ainda temos números muito preliminares, pois o programa não tem nem um ano. Mas mesmo assim, já é possível observar o impacto que está causando. Diminuímos em 20,8% os casos que são encaminhados para hospitais, desafogando o atendimento nesses grandes centros e até nas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento].  A população mais pobre agora está podendo receber o atendimento básico”, ressaltou Chioro durante o seminário, realizado em um hotel na Zona Sul do Recife.

O ministro acrescentou que as Unidades Básicas de Saúde, onde os médicos do programa atuam, registram crescimento no número de atendimento a pessoas com transtornos mentais leves e dependentes de drogas. “É ótimo que esses casos estejam sendo descoberto mais cedo, pois assim o quadro não evolui.”

Além do crescimento de 21,5% no número de consultas, foi observado um aumento de 55,1%, na quantidade de atendimentos de pré-natal (passaram de 42.384 para 65.725, no mesmo período); de 32,2% no atendimento em saúde mental (18.769 para 4.810); e de 32,7% no número de consultas de demanda imediata (54.124 para 71.828).

Também houve aumento de 24,3% no atendimento de urgência na atenção básica, que passou de 2.534 em janeiro de 2013 para 3.149 em janeiro último e 10,4% no atendimento a pacientes com diabetes (de 43.708 para 48.272).

Segundo o médico Norge Rodriguez, cubano que participa do programa em Machados (Agreste do estado), os principais problemas detectados por eles são enfermidades crônicas. “Aparecem muitas pessoas com diabetes e hipertensão, é impressionante.” O ministro ressaltou esperar que o diagnóstico precoce dessas doenças diminua problemas mais graves causados pela diabetes não tratada, como enfarto e derrame. “A única coisa que tenho a reclamar é que acho que precisamos de ainda mais médicos”, completou o cubano.

Apesar de reconhecer a demanda, Chioro afirmou que não há planos de trazer mais médicos para o País. “Vamos avaliar, mas inicialmente não temos planos de aumentar o número de vagas. Estamos estudando a possibilidade de fazer com que mais residentes passem pela atenção básica, o que deve suprir um pouco a demanda”, afirmou.

Ato de enfermeiros cobrou regulamentação da jornada semanal de 30 horas (Foto: Débora Soares/G1)Ato de enfermeiros cobrou regulamentação da jornada
semanal de 30 horas (Foto: Débora Soares/G1)

Protesto
Cerca de 30 enfermeiros aproveitaram a visita do ministro ao Recife para fazer um protesto. Eles pediam que o Projeto de Lei 2.295, elaborado em 2000, fosse votado. “Estamos há 14 anos esperando a regulamentação da jornada semanal de 30 horas. Hoje, a enfermagem não tem regulamentação. Ficamos dependendo de negociações”, explicou o presidente do Sindicato dos Enfermeiros em Pernambuco, Wagner Cordeiro. Chioro atendeu aos manifestantes, mas explicou que não podia fazer muito além de esperar que o projeto seja pautado e votado.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.