Número de mulheres em cargos altos triplicou em 20 anos, diz especialista

00karen2A mulher moderna busca cada vez mais crescimento profissional, chegar até onde há pouco tempo era quase impossível para a classe feminina. De acordo com o diretor de uma empresa especializada em recolocação de executivos no mercado de trabalho, Rafael Souto, o número de mulheres executivas em cargos de primeiro nível triplicou nos últimos 20 anos, e as remunerações estão equivalentes.

Para o diretor da Produtive Carreiras e Conexões, há mais mulheres com pós-graduação, desde especialização a doutorado, passando por MBA. “Para conseguir chegar nesta posição executiva, é preciso fazer um plano de carreira dela – o que ela vai estudar, as áreas que tem interesse, e também colocar no planejamento a maternidade. Ela vai ter que ver qual o melhor momento pra conseguir ter filhos e equilibrar com a carreira”, explica Souto.

De acordo com o especialista, a mulher em alguns setores acaba tendo que mostrar mais competência, já que há poucas mulheres no mesmo ambiente. Então ela acaba competindo em um ambiente mais hostil.

“O que a gente observa é que as empresas precisam de pessoas que dão resultado, que fazem as coisas acontecerem. O mundo dos negócios hoje é cada vez mais competitivo, a pressão por resultados é cada vez maior, e as empresas precisam dos famosos talentos. O que é mais relevante é que dê bons resultados para a organização”, completa.

Há muitas mulheres espalhadas pelo país que derrubaram mitos e preconceitos e atingiram altos cargos de chefia dentro das empresas. É o caso de Isabel Braun, 51 anos, diretora-executiva de uma indústria química. “Eu sou formada em química e comecei a trabalhar no ramo de indústrias químicas. Então, à medida que fui crescendo e tendo um cargo gerencial, óbvio que eu precisava buscar mais conhecimento em gestão”, disse.

Por isso, ela fez três especializações. No mercado, Isabel começou como laboratorista, foi gerente de produto, e há nove anos comanda a empresa. Trata-se de um desafio e tanto.

“O mercado é todo muito masculino. Então, em qualquer reunião de negócios, seja cliente, seja fornecedor, internamente também, eu tenho gerentes homens. Eu sou uma profissional, independente de ser mulher ou homem, é dessa forma que eu enxergo, tanto para trabalhar como para contratar”, disse.

Entretanto, o desafio maior é manter sempre um grande espaço na vida para a família, especialmente para a filha de 16 anos. A dica, segundo ela, é ter foco. “Quando está em casa, tem que estar em casa e poder acompanhar a filha nas aulas, nos estudos, no crescimento dela. É preciso conseguir dar prioridade para aquilo que no momento tem valor, seja na organização, seja na vida particular”, afirmou.

Já Karin Leitzke, 43 anos, é gerente de recursos humanos para toda a América Latina de um banco holandês. “Eu fiz como formação acadêmica em Psicologia. Na minha faculdade, éramos obrigados na formação a fazer quatro estágios. Eu acabei fazendo sete para entender exatamente a área que eu queria atuar. Entendi então que era dentro das organizações que eu queria trabalhar”, lembra Karin.

Ela começou como assistente, passou por várias empresas e fez três cursos de pós-graduação. Até que colocou na cabeça que queria trabalhar em uma multinacional e precisava aprender inglês. Por isso, ela teve que tomar uma decisão importante. “Pedi demissão da empresa onde eu estava e fui fazer uma imersão fora, nos Estados Unidos, para adquirir essa habilidade, essa competência”, disse.

Somente após realizar o sonho, entrar em uma empresa internacional e chegar à gerência, ela decidiu ser mãe. “A gente tem que se organizar, se planejar. Como mãe-executiva, a gente tem que ter sempre plano A e plano B”.

Veja oportunidades para homens e mulheres
Ainda dá tempo de participar do programa Student To Business – S2B, que é realizado pelo Centro de Inovação da PUCRS. Há vagas para cursos gratuitos de capacitação para tecnologias Microsoft. É preciso ser aluno de nível médio, técnico ou superior. As inscrições vão até 16 de março.

Os participantes poderão receber de 4h a 104h de treinamento gratuito em três etapas de aulas, em um aumento gradativo de complexidade. O objetivo do programa é fazer a ligação entre novos profissionais em busca de uma oportunidade no mercado e empresas com demanda de mão de obra qualificada.

Para quem deseja fazer um intercâmbio, as universidades da Holanda selecionam brasileiros para bolsas de estudo, parciais e integrais, para graduação e pós-graduação. É preciso preencher um formulário e enviar documentos por e-mail.  As inscrições terminam em 24 de março.

As bolsas chegam a até 32 mil euros em cursos de nível superior totalmente ministrados em inglês. As oportunidades envolvem mais de 150 opções de cursos em áreas como: Business, Comunicação, Design, Direito, Finanças, Ciências Sociais, Ciências da Saúde, Ciências Naturais, T.I, Engenharia, Turismo e Indústria Criativa.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.