Nunca antes… Tudo (mesmo) ganhou tanta publicidade
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Nos primeiros anos do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), foi possível observar um reforço na publicidade oficial com o foco em grandes projetos, como o Brasil Carinhoso. Os investimentos realizados por meio de parcerias com governos estaduais para a execução de grandes obras também eram os destaques. Contudo, nos últimos meses, acompanhamos uma guinada na “prestação de contas” governamental que tem esmiuçado cada ação que possui o DNA petista. Ferramentas como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa são apresentados com todos os seus detalhes e, claro, repletos de estatísticas favoráveis à administração atual.
Essa mudança vem na esteira dos questionamentos feitos pela oposição de que o governo é distante da população. As grandes obras afetam o macro, dão a ideia de transformação das cidades, dos Estados. Mas não, numa leitura mais simplista, mudam o cotidiano de inúmeras famílias. A esperada mudança ocorreria através de mecanismo que afetam as perspectiva de minorias que precisam de um suporte diferenciado pelo governo.
Ao expor números, com o aumento em 140% das crianças que estão sendo alfabetizadas na idade escolar, o governo vai procurando segurar um eleitor que assiste ao seu lado beneficiados pelo Bolsa Família e que gostaria de vivenciar também seus próprios ganhos.
Essa mudança em um momento crucial para a caminhada que a presidente Dilma tenta trilhar para conquistar a reeleição. A petista mesmo já foi garota propaganda das estatísticas no seu pronunciamento oficial de abertura da Copa do Mundo. Na cadeia de rádio e tv, ela detalhou ações que mostram que o seu governo não foi direcionado para a realização de um torneio esportivo. E, sobretudo, fez uma defesa de que foi investido muito mais em áreas estratégicas nos seus três anos e meio de gestão.
A ideia de aumentar a impressão de que o guarda-chuva do governo abriga muito mais brasileiros do que os beneficiados de programas já consolidados no imaginário popular é a de apresentar um contraponto às críticas que serão disparadas durante a campanha eleitoral. Com certeza, o jornalista/marqueteiro João Santana vai apostar na emoção que pequenas transformações como as propostas por essas ferramentas são capazes de fazer na vida de inúmeros brasileiros.
Fonte: Blog da Folha
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário