Obama diz que enviará 275 militares ao Iraque para proteger embaixada

1O presidente dos Estados Unidos Barack Obama anunciou nesta segunda-feira (16) o envio de 275 militares americanos para proteger a embaixada do país em Bagdá e os cidadãos americanos na capital iraquiana.

Um contingente de “275 militares será enviado ao Iraque para reforçar a segurança dos funcionários americanos e da embaixada dos Estados Unidos em Bagdá”, disse Obama em mensagem enviada aos líderes do Congresso.

“Essas forças permanecerão no Iraque até que a situação da segurança fique de tal modo que elas não sejam mais necessárias”, disse o presidente.

Militantes do Estado Islâmico do Iraque e Liberdade (EIIL) derrotaram o exército de Bagdá e tomaram conta de algumas cidades do norte do país na semana passada, ameaçando desmembrar o Iraque e desencadear uma guerra sectária. Eles avançam em direção a Bagdá e Washington analisa o uso de aviões sem piloto (drones) contra os “jihadistas”.

Neste final de semana, as forças de segurança iraquianas mataram 279 “terroristas” em apenas 24 horas, enquanto prosseguem com os preparativos para uma vasta ofensiva contra os jihadistas.

Os primeiros militares partiram no domingo “com a missão de proteger os cidadãos e as propriedades americanas, e estão equipados, se necessário, para entrar em combate”, escreveu o presidente. “Esta força permanecerá no Iraque enquanto persistir a situação de insegurança”.

A Casa Branca assinalou que a embaixada dos Estados Unidos em Bagdá permanece aberta, com a maior parte do pessoal trabalhando normalmente. Obama disse que estava notificando o Congresso sob a Resolução dos Poderes de Guerra.

O envio de tropas americanas ao Iraque tem o aval do governo do primeiro-ministro Nuri al Maliki.

Conversa com Irã
Segundo a agência Reuters,  os Estados Unidos e o Irã conversaram sobre o Iraque brevemente nesta segunda. De acordo com a agência, a autoridade disse que tais negociações não incluem uma coordenação militar e não faria “determinações estratégicas” sobre a cabeça dos iraquianos.

“Esses compromissos não incluem a coordenação militar ou determinações estratégicas sobre o futuro do Iraque sobre as cabeças do povo iraquiano”, disse um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA. “Vamos discutir como ISIL ameaça muitos países da região, incluindo o Irã, e a necessidade de apoiar a inclusão no Iraque e abster-se de pressionar por uma agenda sectária”.

A ONU anunciou nesta segunda a retirada de 58 funcionários em Bagdá “como medida de precaução”. A equipe será reinstalada em outros locais do Iraque.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.