Oito prédios têm poços com água contaminada em Boa Viagem, diz Compesa
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Pelo menos oito condomínios do bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, possuem poços cuja água está contaminada por altos índices de ferro e/ou manganês, dois metais que podem causar danos à saúde. A constatação partiu da análise de amostras de água colhidas dos poços particulares desses prédios. A averiguação foi feita pelo Laboratório de Análises Químicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a pedido da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Os resultados foram apresentados nesta quinta-feira (13).
A companhia resolveu pesquisar a água proveniente dos poços desses condomínios depois que moradores de um prédio localizado na rua Dona Maria Carolina, em Boa Viagem, solicitaram, em julho deste ano, o retorno do fornecimento de água pela companhia. O motivo foi que o poço do local estava com água contaminada por chumbo e manganês em níveis 14 e oito vezes superior, respectivamente, ao máximo admitido para o consumo humano. Os moradores descobriram a contaminação após realizarem uma análise da qualidade da água.
“O problema desse prédio foi sanado porque eles desativaram o poço e voltaram a consumir a água da Compesa. Mas ficamos preocupados com os vizinhos deles, que poderiam estar consumindo, sem saber, uma água contaminada proveniente de poços”, relatou o diretor Comercial da Compesa, Franklin Azoubel.
A Compesa selecionou cerca de 50 condomínios que utilizam água de poço em um raio de 400 metros a partir desse local. Neste primeiro levantamento, que contemplou 11 prédios, foram identificados que oito deles possuem poços cuja água está contaminada com níveis elevados das substâncias, além de cloretos. Os edifícios ficam nas ruas Padre Bernardino Pessoa (dois poços com ferro e manganês e um apenas com ferro); Professor Júlio Ferreira de Melo (um poço com ferro e manganês e dois apenas com ferro); Dona Maria Carolina (um poço com ferro e manganês); e Ministro Nelson Hungria (um poço com ferro e manganês).
Ainda de acordo com a companhia, os responsáveis pelos imóveis serão procurados e serão orientados sobre os procedimentos que devem ser adotados para que a água consumida por eles seja confiável. “Eles devem avaliar se preferem tratar essa água adequadamente e com empresas acreditadas, de forma contínua, ou se querem receber água fornecida pela Compesa”, afirmou Franklin Azoubel.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário