Órgãos públicos investem em aplicativos de fiscalização

2A era do smartphone chegou ao serviço público. O cidadão é o grande beneficiado e passa a dispor de uma poderosa ferramenta de fiscalização em suas mãos. Na tentativa de acompanhar as novidades tecnológicas e melhorar o atendimento à população, governos e prefeituras estão investindo em aplicativos para dispositivos móveis.

No caso de Pernambuco, a Compesa e a Secretaria de Defesa Social já engatinham no meio digital. A Emlurb, no Recife, também está desenvolvendo um app onde será possível registrar queixas sobre o saneamento urbano. De olho nesse novo nicho de mercado, empresas do Porto Digital – o parque tecnológico do estado – lançam projetos que enveredam pelo bem-estar social, mas não são nada filantrópicos. Pelo contrário: podem render contratos lucrativos.

Sem fazer alarde, a Emlurb vem testando há alguns meses um aplicativo (app) que será integrado à central de atendimento do 156. A solução é fruto de uma parceria com uma empresa do Centro de Excelência em Tecnologia do Software do Recife (Softex Recife), uma associação instalada no Porto Digital. De acordo com o assessor técnico da presidência da Emlurb, Tiago Mendes, o app será gratuito e ofertado para as plataformas Android e iOS.

“O cidadão poderá tirar fotos de postes com lâmpada quebrada, galerias entupidas e outros transtornos. A imagem vai anexada com o relato do usuário e as coordenadas do GPS”, explica Mendes. O sistema gera um protocolo para as denúncias, que são acompanhadas em tempo real. As queixas serão listadas com a indicação se foram atendidas e resolvidas. Elas podem ser compartilhadas entre vizinhos que moram na mesma rua.

A Compesa, por sua vez, lançou em junho do ano passado um aplicativo para que o cidadão informe vazamentos na rede de distribuição de água. Disponível para iOS e Android, a solução foi desenvolvida pela própria equipe de tecnologia da companhia, que pretende expandir os serviços e acrescentar recursos até o final do ano.

“Queremos colocar novos módulos para que o usuário possa notificar falta de água e problemas na conta. Estamos fazendo uma grande mudança interna para dizer melhor às pessoas quando o abastecimento será interrompido. São muitas variáveis que podem interferir”, afirma o superintendente de tecnologia e telecomunicação da Compesa, Telmo Araújo. Cinco pessoas trabalham no aplicativo, que se chama Compesa Mobile, e a intenção é que, futuramente, ele informe quando vai faltar água.

Seguindo a mesma linha, o aplicativo Colab completa um ano de existência no final do mês e colhe bons frutos. O projeto nasceu no Porto Digital, mas toda a equipe – com oito pessoas e novas contratações previstas – se transferiu para São Paulo, onde recebe o aporte financeiro da A5, um fundo de capital privado brasileiro. Pelo smartphone, os cidadãos cadastram denúncias sobre problemas urbanos.

“Já tivemos conversas com a Prefeitura do Recife, mas não avançaram. Nesta segunda-feira vamos lançar o Colab em Curitiba com a presença do prefeito e estamos fechando com outras duas capitais. Algumas cidades de outros países também demonstraram interesse”, destaca Gustavo Maia, um dos sócios.

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.