Orkut completa 10 anos com audiência pequena, mas à frente do Google+

Criada em 24 de janeiro de 2004, a rede social Orkut completa dez anos nesta sexta-feira (24). O serviço, que já foi a rede social mais popular do Brasil, hoje tem audiência pequena. O Orkut, no entanto, ainda é maior no Brasil do que o Google+, rede social mais promovida pelo Google.

Segundo dados da Serasa Experian Hitwise, o Orkut teve apenas 0,64% de todas as visitas em redes sociais no mês de dezembro no País. O serviço fica em sétimo lugar do ranking, bem atrás dos líderes Facebook (68%) e Youtube (21,1%) e abaixo também de Twitter (1,77%), Ask.FM (1,69%), Yahoo Answers (0,97%) e Instagram (0,67%). O serviço, entretanto, está à frente do Google+, que obteve 0,47% das visitas, de acordo com a Hitwise.

O Google+ é a rede social em que o Google concentra todos os seus esforços. Aos poucos, ela está sendo integrada a outros serviços muito populares do Google, como Gmail e Youtube. Mas, de acordo com os dados da Hitwise, todo esse esforço ainda não se traduziu em audiência no País.

Trajetória

O Orkut começou a fazer sucesso no Brasil ainda em 2004 e logo se tornou líder na categoria de redes sociais. Na época, o Facebook era apenas um projeto de Mark Zuckerberg e o Myspace era a maior rede social do mundo.

O Myspace ganhou uma versão para o Brasil em 2007, mas isso não foi suficiente para abalar a liderança do Orkut. A mudança veio apenas no final de 2011, quando o Facebook, que havia crescido 192% naquele ano, passou o Orkut em número de usuários no Brasil.

Em janeiro de 2012, a Comscore apontava que a rede de Mark Zuckerberg tinha 36 milhões de visitantes, contra 34,4 milhões do Orkut. A partir daquele momento, o Facebook consolidou seu domínio no Brasil, enquanto o Orkut caiu rapidamente e hoje ocupa uma posição discreta entre as redes sociais em uso no País.

Razões da queda

Ao longo dos anos, muitos especialistas questionaram se o Google não teria falhado ao ignorar o Orkut e deixar espaço para que o Facebook dominasse o mercado de redes sociais. No livro “Estou com sorte – As confissões do funcionário 59 do Google”, Douglas Edwards, que trabalhava no Google e criou a famosa mensagem de erro “No donut for you” do Orkut, fornece algumas possíveis razões.

Segundo Edwards, uma das dificuldades do Orkut foi lidar com o forte crescimento de usuários do site. Como o site foi criado por apenas uma pessoa (o engenheiro Orkut Buyukkokten) como um projeto paralelo, o código e os servidores não estavam preparados lidar com tantos usuários ao mesmo tempo.

Em depoimento no livro, Paul Bucheit, criador do Gmail, diz que a rivalidade com a Microsoft pode ter atrapalhado o orkut. “Como o Orkut foi criado usando ferramentas da Microsoft, os engenheiros do Google simplesmente decidiram que não daria para fazer nada para melhorar o site. Eles simplesmente deixaram o produto morrer. E quando eles finalmente resolveram mudar todo o código e deixá-lo aceitável para os padrões do Google, o Orkut já estava derrotado e só havia vingado no Brasil”.

Essa tese é confirmada por Stephen Levy em outro livro, “In The Plex; How Google Thinks, Works and Shapes our Lives”. Na obra, Levy escreve que Marissa Mayer, atual CEO do Yahoo! e na época executiva do Google, admitiu que, se o Google tivesse dado maior prioridade ao Orkut, o serviço poderia ter tido sucesso global.

Fonte: Surgiu

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.