Orquestra Criança Cidadã se apresenta para primeiro-ministro de Portugal
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Depois de se apresentarem para o Papa Francisco na sexta-feira passada, a Orquestra Criança Cidadã toca nesta terça-feira para Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro de Portugal. A apresentação está marcada para as 11h30, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.
O concerto marca a primeira apresentação do grupo em Portugal. A apresentação terá a regência do maestro Nilson Galvão Jr. e um repertório com temas famosos brasileiros como “Lamento Sertanejo”, de Dominguinhos e um medley em homenagem a Sivuca e a Jackson do Pandeiro. A música clássica estará representada em composições de Bach, Vivaldi, Rutter e Tchaikovsky.
A Orquestra Criança Cidadã chegou a Lisboa depois de uma série de apresentações promovidas na Itália, dentro da 16ª Conferência Internacional da associação Catholic Fraternity. O ponto alto aconteceu na sexta-feira, quando os 44 adolescentes em turnê, entre 11 2 21 anos, fizeram concerto privado para o Papa Francisco, no Vaticano.
A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o programa, em funcionamento desde 2006, visa ao resgate social de crianças carentes através da música. A comunidade escolhida é o Coque, um dos bairros mais violentos e de menor Índice de Desenvolvimento Humano do Recife, Estado de Pernambuco, Brasil.
Atualmente, a Orquestra atende gratuitamente a 170 jovens, entre quatro e 21 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral, além de instrumentos de sopro, flauta transversa, oboé, clarinete, trompa e fagote. O programa conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento.
O método utilizado para o ensino é o Suzuki, criado pelo professor japonês Shinichi Suzuki, que prevê o aprendizado de forma lúdica “ a criança aprende brincando. A Orquestra também garante a profissionalização dos alunos através da Escola de Formação de Luthier e Archetier, onde os alunos aprendem a arte da construção e reparo dos instrumentos de corda.
Os alunos permanecem no projeto por um período de cinco horas, a partir das 7h30 até as 18h30. Entre atividades extracurriculares oferecidas, estão, além de cursos em parceria com universidades, intercâmbios para a Europa, direcionados aos alunos de destaque. A Orquestra já enviou alunos para estudar música na Polônia, Áustria, República Tcheca, Alemanha e México.
A Orquestra Meninos do Coque vem, a cada ano, se projetando cada vez mais como um programa social exemplar. Em seus oito anos de existência, recebeu mais de 20 prêmios, incluindo o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, de âmbito nacional. Na esfera internacional, a Organização das Nações Unidas escolheu a Orquestra como uma boa prática de inclusão social, em dezembro de 2010.
Fonte: Diario de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário