Papéis do Corpo de Bombeiros e do Samu em atendimentos serão reorganizados
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A partir do próximo dia 11, o Corpo de Bombeiros deixará de atender casos de emergência clínica e mal súbito em Pernambuco, tarefa que competirá, apenas, aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Conforme a Secretaria de Defesa Social (SDS), que detalhará a mudança nesta quarta-feira (4), o objetivo é agilizar o trabalho de resgate e evitar inconvenientes, como a ida de duas equipes a uma mesma ocorrência e o risco de que outro chamado não seja atendido.
A pasta se baseia em números para explicar as alterações. Em 2013, o Corpo de Bombeiros foi acionado para 488 casos de emergência clínica e 3.812 de mal súbito. Este ano, até o dia 27 de outubro, já foram 263 emergências clínicas e 3.170 atendimentos a casos de mal súbito, números compartilhados, em muitas situações, com o Samu.
Atualmente, os bombeiros contam com 12 viaturas de resgate e quatro duplas de motos para as operações, na Região Metropolitana do Recife, enquanto as equipes de saúde trabalham com cerca de 50 viaturas. A corporação, no entanto, continuará dividindo com o Samu o atendimento de casos de traumas.
Ainda conforme a SDS, os atendentes do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) foram treinados para orientar a população sobre qual das duas instituições devem ser procuradas nos casos de emergência.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário