Para Aécio e Eduardo, Dilma compromete setor elétrico

AecioEduardoVisitaA portas fechadas, os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) fizeram nesta sexta-feira (21) uma análise ácida sobre a forma como Dilma Rousseff gere o sistema elétrico brasileiro. Na opinião de ambos, o governo já deveria ter levado ao ar uma campanha de esclarecimento sobre o consumo responsável de energia. Avaliam que Dilma ainda não tomou a providência por razões eleitorais.

Para Aécio e Campos, Dilma tornou-se uma espécie de prisioneira do desconto que concedeu na conta de luz no ano passado. Acham que, num esforço para não anular o efeito eleitoral da medida, a presidente se esquiva de reconhecer os problemas do setor elétrico. Com isso, deixa de tomar providências que, além de atenuar os riscos de interrupção no fornecimento de energia, reduziriam os custos do uso da energia térmica, mais cara e poluente.

São muito coincidentes as opiniões de Aécio e de Campos sobre a encrenca energética. Nem só de falta de chuva é feito o drama do setor, eles avaliam. O problema foi potencializado pela forma como Dilma decretou o desconto médio de 20% nas contas de luz. Para os dois antagonistas, Dilma errou ao conceder um desconto linear. Deveria ter adotado uma sistemática que premiasse o consumo responsável. Nessa fórmula, os descontos aumentariam na proporção direta da redução no consumo de energia. Quem poupasse mais pagaria menos. E vice-versa.

Na última terça-feira (18), conforme noticiado aqui, Dilma acusara a oposição e a mídia de “torcer” pelo racionamento de energia elétrica. Algo que, segundo ela, não correrá “mesmo que não caia nenhuma gota de chuva até o final do ano”. A presidente insinuou que a pregação oposicionista visa socorrer politicamente o governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin, às voltas com a escassez de água. Aécio respondeu: “Nenhum Estado merece essa torcida contra.”

Os dois rivais de Dilma se encontraram no Recife. O pretexto foi familiar. Acompanhado da mulher Letícia Weber, Aécio foi ver Miguel, que nasceu no mês passado. Os visitantes tiraram fotos ao lado do bebê e dos pais, Campos e Renata. A presença de outros políticos deixava antever que a visita não seria uma mera celebração da maternidade.

Junto com os dois casais, foram à mesa do almoço o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) e o ex-ministro Fernando Bezerra (PSB-PE). Quando foi servido o cafezinho, a conversa já girava 100% em torno de 2014. Analisaram-se as perspectivas de aliança entre PSDB e PSB nos Estados. Verificou-se que há mais confluências do que divergências.

Fonte: Blog do Magno

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.