Pelé chora em tributo da Fifa e diz que fechou coleção de troféus

Pelé: "Tinha prometido que não ia chorar" - Ruben Sprich/ReutersPelé não queria, mas não teve como não se emocionar com a homenagem que a Fifa e a revista francesa France Football fizeram nesta segunda-feira, em Zurique, durante a festa de gala para premiar os melhores de 2013. Pela primeira vez na história, a entidade máxima do futebol resolveu conceder um prêmio de honra e o escolhido foi o Rei do Futebol, que chorou ao receber o troféu que, segundo ele próprio, faltava em sua vasta coleção.

O brasileiro, que jogou apenas por Santos e New York Cosmos (Estados Unidos), nunca foi premiado pela France Football, que escolhia os melhores de cada ano desde a década de 50, porque não atuou na Europa. A Fifa só começou a fazer a sua eleição anual do melhor jogador do mundo em 1991, quando Pelé já tinha parado de jogar há mais de 10 anos.

Por isso, nesta segunda “a falha histórica” foi corrigida. E com direito a muita emoção de Pelé, aplaudido de pé por todos os presentes na festa. “Eu tinha prometido á minha família que não iria chorar, mas sou muito emocional. Primeiro, tenho que agradecer a Deus por ter me dado saúde para jogar por tantos anos”, disse o brasileiro.

Pelé não se esqueceu das pessoas que o cercaram na época em que jogava. “Claro que não joguei sozinho. Quando falo sobre meus amigos, as pessoas se lembram dos jogadores com quem atuei junto, mas não posso esquecer da pessoa que limpava minhas chuteiras, o massagista, o fisioterapeuta… Eram muitas pessoas ao meu lado. Tenho que dividir isso com eles”.

“Ganhei tantos troféus e prêmios na minha carreira, mas tinha inveja porque todos esses caras (europeus) ganharam o Bola de Ouro, que eu não pude ganhar porque não jogava na Europa. Agora agradeço a Deus por poder completar a minha coleção de troféus em casa”, completou Pelé.

Antes de receber o prêmio de honra da Fifa, Pelé participou de uma homenagem da entidade às cinco conquistas mundiais da seleção brasileira por causa do ano da Copa do Mundo em solo nacional. O Rei do Futebol teve a companhia de Cafu, capitão de 2002, e de Amarildo, campeão de 1962, que roubou a cena na hora de falar sobre a conquista do bi no Chile. O ex-atacante se empolgou e falou por mais tempo do que previsto, causando risos de todos.

Fonte: Estadão

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.