Pernambucanos entre finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

untitledOs filmes “Faroeste Caboclo”, de René Sampaio, “Serra Pelada”, do pernambucano Heitor Dhalia, e “Flores Raras”, de Bruno Barreto, lideram com o maior número de indicações à relação de finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2014, anunciada nesta segunda-feira (4). Os pernambucanos “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, e “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, também concorrem ao prêmio de melhor longa-metragem de ficção juntamente com “Cine Holliúdy”, de Halder Gomes. Os cineastas de todos esses filmes (exceto “Faroeste Caboclo”) também concorrem ao prêmio de melhor direção.

Realização da Academia Brasileira de Cinema, com patrocínio e apoio de empresas do setor audiovisual, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que chega este ano à sua 13ª edição, segue o modelo de premiações semelhantes do cinema internacional, como o Oscar norte-americano e o César francês. Os indicados em cada categoria são votados pelos membros da academia, da qual fazem parte mais de 200 profissionais de todos os segmentos da atividade cinematográfica. A cerimônia de entrega será no próximo dia 26, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e premiará, em 26 categorias, filmes que tiveram lançamento comercial ao longo de 2013. A festa terá como grande homenageado o diretor e dramaturgo Domingos Oliveira.

Para melhor ator, a disputa se dá entre Edmilson Filho (“Cine Holliúdy”), Fabrício Boliveira (“Faroeste Caboclo”), Irandhir Santos (“Tatuagem” e “O Som ao Redor”) e Jesuíta Barbosa (“Tatuagem”). Já para melhor atriz concorrem Fernanda Montenegro (“O Tempo e o Vento”), Gloria Pires (“Flores Raras”), Leandra Leal (“Mato sem Cachorro”), Isis Valverde (“Faroeste Caboclo”) e Sophie Charlotte (“Serra Pelada”)

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro também contempla o melhor longa-metragem documentário, categoria para a qual concorrem “A Luz do Tom”, de Nelson Pereira dos Santos; “Dossiê Jango”, de Paulo Henrique Fontenelle; “Elena”, de Petra Costa; “Jorge Mautner – O Filho do Holocausto”, de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt; “O Dia Que Durou 21 Anos”, de Camilo Tavares, e “São Silvestre”, de Lina Chamie. Os filmes “Minhocas”, de Paulo Conti, e “Uma História de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi, disputam o prêmio de melhor longa de animação.

Uma novidade deste ano é a criação da categoria melhor longa-metragem de comédia, disputada por “Mato sem Cachorro”, de Pedro Amorim; “Meu Passado me Condena”, de Julia Rezende; “Colegas”, de Marcelo Galvão; “Minha Mãe É Uma Peça”, de André Pellenz, além de “Cine Holliúdy”.

O prêmio

A votação do prêmio ocorre em duas etapas. Na fase de indicação, são escolhidas os cinco filmes e profissionais de cada categoria que passarão para a etapa seguinte. Depois, entre esses finalistas são escolhidos os vencedores, por meio de nova votação dos sócios da academia e também do público, que ocorre em três categorias: melhor longa de ficção, melhor longa documentário e melhor longa estrangeiro. O acompanhamento e a auditoria são feitos pela mesma empresa encarregada da apuração do Oscar.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.