Pesquisa IPMN/JC: para Presidência, Eduardo tem 38% e Dilma, 35%

2Adversários na corrida presidencial nas eleições de 2014, o ex-governador Eduardo Campos (PSB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) aparecem empatados tecnicamente em Pernambuco no cenário atual, segundo a pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau, em parceria com oJC. Na consulta estimulada para aferir as intenções de voto para a Presidência da República, o socialista está com 38% e a petista com 35%, portanto bastante próximos se considerada a margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. Com 3%, o pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, apesar de pontuar, não obteve nenhuma percentagem expressiva nas várias questões elaboradas. A soma de outros, brancos, nulos, indecisos, não souberam e não responderam é de 25%.

 Para o cientista político Adriano Oliveira, um dos coordenadores da pesquisa, o empate técnico mostra que Dilma Rousseff ainda é muito forte no Estado, que sempre deu vitórias ao PT nas eleições presidenciais, mesmo enfrentando um adversário do peso de Eduardo Campos, que construiu apoio e inserção política sólidas a partir de um governo muito bem avaliado. “A eleição deve ser acirradíssima. Dilma tem um eleitorado relativamente cativo aqui em Pernambuco, onde Lula e o PT sempre foram muito fortes. Então, ela ainda é muito forte aqui, mesmo com Eduardo Campos tendo boa aprovação no governo”, frisa.

Na pesquisa espontânea, o cenário se repete: Eduardo Campos com 28% das intenções de votos; Dilma Rousseff com 27%. Oliveira chama a atenção para os 5% obtidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que quatro anos depois de deixar o mais alto posto da República ainda é lembrado pelo eleitorado como candidato. “É um número significativo. É um bom cabo eleitoral. Desde 2010 que não está no governo, mas a memória do eleitor continua ativa para com ele. E se aportar por aqui pode aumentar ainda mais”, avalia. Aécio aparece com 2%, na lanterna.

No recorte por regiões de Pernambuco, a pesquisa coloca Dilma Rousseff na liderança em intenções de voto nas regiões do Sertão e do São Francisco, com 53% e 47%, respectivamente, contra 19% e 22% de Eduardo Campos, nas mesmas localizações citadas. “Essa força no interior pode ser explicada pela rede social dos programas do governo federal, como o Bolsa Família, que tem grande aplicação nessas localidades”, diz Adriano Oliveira.

O economista Maurício Romão ressalta que a forte inserção eleitoral da presidente nas regiões mais afastadas da capital tem sido uma constante em pesquisas. “Isso é uma constante nas pesquisas nacionais. No interior, Dilma sempre está mais forte. É um padrão que já se consagrou no Brasil, tanto para Lula quanto para Dilma”, observa.

Ainda segundo a pesquisa, tanto Dilma quanto Eduardo são amplamente conhecidos no Estado, com 66% e 62% respectivamente. É o líder socialista, porém, que apresenta o menor percentual de rejeição – 9% dizem ter medo que ele venha a ser presidente do Brasil. Dilma está no topo (16%), seguida por Aécio (14%).

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.