PIB deve crescer em média 4% ao ano de 2014 a 2022, diz Mantega

29A economia brasileira deve crescer, em média, 4% ao ano entre 2014 e 2022, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega. No que ele chamou de “novo ciclo da economia”, os investimentos devem crescer 7% ao ano, e o PIB per capita, 33,2% no mesmo período.

Segundo Mantega, que apresentou aula magna na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV), a economia mundial está saindo da crise e os próximos anos serão de recuperação. Nesta semana, ele atingiu oito anos no cargo e se tornou o ministro com mais tempo na pasta desde a retomada da democracia.

Questionado sobre a condução das políticas monetária e fiscal do país para este ano, Mantega garantiu que a inflação “não passará dos limites”, apesar de haver pressões inflacionárias, principalmente dos alimentos, e que o governo cumprirá a meta proposta de superávit de 1,9% do PIB.

Sobre o câmbio, o ministro disse que “continuará flutuando. Portanto, não sabemos se ele vai para cima ou vai para baixo. Nós hoje temos um cenário internacional mais calmo. O cenário que havia ficado nervoso uns meses atrás por causa do tapering [retirada de estímulos à economia dos EUA] hoje está, me parece, assimilado. Então, há mais segurança no cenário internacional. Diminui a chamada aversão a risco”.

Déficit de infraestrutura
“No novo ciclo, temos desafios para enfrentar. Brasil tem déficit de infraestrutura. A economia cresceu, mas temos deficiência que vem lá de trás. Estamos correndo contra o tempo, procurando fazer investimentos. Precisamos de investimento também em capital humano. Temos que aumentar a produtividade. Temos que reduzir custos e ter mais inovação tecnológica.”

A mudança no mercado externo também terá influência sobre esse novo ciclo. “O mercado externo é importante. Deve haver recomposição do comércio exterior, e finalmente a expansão do mercado de capitais. Tem que ser principal financiador da expansão das empresas. Daqui para a frente, a possibilidade é que venha crescer, mais IPOs (entrada de empresas na bolsa) e mais captação de recursos”, disse Mantega.

“A crise começou nos países avançados. Tiveram crescimento negativo forte. Emergentes só reduziram o ritmo de crescimento, mas tiveram recuperação rápida. Depois, tivemos outra recaída com a crise nos bancos europeus. Agora, em 2014, a economia mundial deverá crescer mais que em 2013, por isso digo que estamos saindo da crise. Nos próximos anos, haverá recuperação, mas não será tão rápida. Existe luz no fim do túnel, e estamos caminhando nessa direção”, afirmou.

O ministro lembrou que o movimento da economia é cíclico. “Sempre há ciclo de expansão que vai desembocar em crise, e depois haverá período de recessão. Economistas não conseguem cancelar essa lei capitalista inexorável. Quando a economia está em sua expansão, e quando o ciclo é de euforia, como em 2007, economistas esquecem da crise. No início de 2008, o FMI disse que a economia crescia solidamente. Isso, de fato, não se verificou.”

Oferta de títulos bem sucedida
Durante sua apresentação, o ministro afirmou que hoje o país está voltando a registrar aumento de ingresso de capital e os investimentos estão retornando para a bolsa de valores.

“Nesta semana, fizemos duas colocações de títulos no mercado. De títulos em reais, com vencimento até 2050. Houve demanda maior que oferta. Portanto, investidor confia no Brasil. Ontem colocamos um bilhão de euros. Foram adquiridos. Isso é demonstração que há confiança no Brasil. Aquelas análises [de que o país era vulnerável] pararam. O país tem potencial grande e atratividade para investidores”, disse Mantega.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.