Policiais militares marcam protesto para esta quinta-feira

poNa manhã desta quinta-feira (04), policiais militares estarão concentrados, a partir das 9h30, no Parque 13 de Maio, na região central do Recife, para protestas sobre a suspensão de novas turmas no Curso de Formação de Sargentos (CFS) da corporação. Eles caminharão até a Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde querem apoio político.

Segundo o advogado dos militares, José Carlos Madruga, o curso foi resultado de uma seleção feita em 2010, que gerou diversas ações judiciais relacionadas a interpretação de um dos itens do edital do concurso. Na época, de acordo com eles, a banca examinadora havia dito aos candidatos que eles teriam que acertar 40% nas provas gerais, composta por sete disciplinas, e 40% nas provas específicas, com três matérias, além de média igual ou superior a 5. No entanto, após a realização das provas, a corporação emitiu ofício retificando a interpretação. Pela nova orientação, os candidatos teriam que ter acertado 40% das questões em cada disciplina das provas gerais e das provas específicas. 

“Dessa forma, muitos candidatos, cerca de 6 mil, foram eliminados, incusive um que havia obtido a segunda maior nota do concurso. Os candidatos entraram na Justiça sob a alegação de que foram prejudicados. Mas o estado fez acordos com alguns candidatos e eles começaram a fazer o curso, mesmo sub judice”, contou Madruga.

Inicialmente eram 105 vagas, mas, diante dos acordos e do fato de a última formação ter sido feita há mais de 15 anos, foram abertas outras 1,2 mil vagas, que foram divididas em seis turmas. Segundo o advogado, o último grupo, que era formado 90% por militares que haviam sido eliminados e havia começado há 1 mês, teve as aulas suspensas pelo governo, no dia 22 de agosto.

O governo do estado informou, entretanto, que a 6ª turma, com 228 graduados, concluiu o curso no dia 02 de agosto deste ano, 17 meses após o prazo de expiração do curso definido no edital. No último dia 01, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) concedeu, ao executivo, uma liminar suspendendo todas as decisões favoráveis aos militares. Na decisão, o desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves entendeu que o cumprimento das liminares dadas aos militares demandaria a formação de novas turmas e, consequentemente, prejuízo ao erário público, estimado em R$ 2.016, 56 por aluno.

Em nota, o executivo informou que “a continuidade de concessões de liminares vinha forçando a SDS a complementar os cursos já realizados, no sentido de repor as aulas dos que ingressaram depois do início do curso”. Acrescentou ainda que o afastamento de instrutores para ministrarem as aulas e a saída de policiais/alunos de suas unidades operacionais estava reduzindo o efetivo nos Batalhões,o que comprometia a segurança pública do estado e as metas preconizadas no Plano Estadual de Segurança Pública – Pacto pela Vida.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.