Ponto fraco de Dilma, Eduardo mira na indústria

1Na guerra e na política, a fragilidade de um é ponto forte para o outro. E o governador Eduardo Campos (PSB) conhece bem essa estratégia. Ontem, em visita a três municípios do estado, ele aproveitou para se apresentar como uma liderança capaz de estancar a desaceleração da indústria brasileira – um dos pontos mais criticados por empresários brasileiros. Citou exemplos do crescimento do polo industrial em Pernambuco, que hoje representa 22% do PIB estadual, e disse que o Brasil poderia passar pelo mesmo processo de expansão. Lembrou que, em 2013, a contribuição da indústria para a riqueza do país foi aquém do que deveria, voltando ao mesmo índice do início do governo de Juscelino Kubitschek, de 13,5%, como na década de 1950.

A agenda de Eduardo Campos é pensada com antecedência por ele e seus assessores, mas coincide com um momento delicado para a presidente Dilma Rousseff (PT). Políticos e empresários estão procurando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele se candidate novamente, em virtude da estagnação da economia, e Eduardo entende que pode ocupar esse vazio. Até porque o governador não acredita que o ex-presidente possa voltar a ser candidato à Presidência para não dar atestado de que o governo de sua sucessora não deu certo.

“Estamos inaugurando (hoje) três indústrias que foram fruto do trabalho e da obstinação”, afirmou, referindo-se às novas linhas de produção da Ambev, em Itapissuma, a fábrica WHB, em Glória do Goitá, e a fábrica Milet, em Limoeiro, todas em regiões diferentes do interior do estado. “O Brasil vive um processo de desindustrialização que deve preocupar todos os brasileiros, e nós precisamos das indústrias porque elas é que dão emprego de maior qualidade na economia globa”.

Em todas as ocasiões, o governador se esforçou para passar o ambiente de confiança construído em Pernambuco para as indústrias, segundo ele, com base na unidade, regras claras e prazos para serem cumpridos. Ele inclusive defendeu a reprodução da zona franca de Manaus – uma área onde produtos comercializados ficam livres de impostos – em outras regiões do país. “Não se pode tratar diferentes de forma igual. As áreas que precisam mais, precisam ter menos tributos”.

Pouco antes de o governador discursar e dar entrevista nas instalações da WHB, que vai gerar 2,5 mil empregos em Glória de Goitá até 2017, o presidente desta unidade fabril, Teodoro Hübner Filho, defendeu a candidatura de Eduardo para o Palácio do Planalto. “Senhor Eduardo, nós precisamos do senhor lá, no Planalto, porque o nosso país vai crescer mais que cresceu, e com um pouco mais de ordem”, afirmou, sendo aplaudido pelos funcionários presentes. Além das visitas nas três fábricas, Eduardo cumpriu outras três agendas administrativas no interior.

Saiba mais

As receitas de Eduardo
Incentivos fiscais diferenciados
O governador Eduardo Campos (PSB) enfatiza que mudou a política de incentivos fiscais no estado. Segundo ele, a cobrança de tributos em Pernambuco era a mesma para empresas que se instalavam em Suape – perto do porto – e para as que se instalassem em em municípios mais pobres do estado. Agora, os incentivos são diferenciados para todas as regiões

Aproveitar condições favoráveis
Eduardo Campos reconhece o esforço do governo federal, especialmente o de Lula, para recuperar a industria naval brasileira, mas
ressalta o papel do governo pernambucano nessa área, lembrando que, de três estaleiros construídos no Brasil, dois vieram para Pernambuco

Parceria entre estado e empresas privadas
Entre várias empresas que se instalaram no estado – há R$ 50 bilhões de investimentos em andamento somente em Suape, o governador Eduardo Campos ressalta a vinda da Fiat para Pernambuco. Ele ressalta que seu governo embalou a indústria naval e automobilística, os polos vidreiro, farmacoquímico e têxtil, além de alimentos e bebidas

Crescimento do PIB pernambucano
Em 2013, a contribuição da indústria em todo país para o PIB brasileiro foi de 13,5%, segundo Eduardo Campos. Já em Pernambuco, a indústria contribuiu com 22% para o PIB estadual (8,5% a mais).

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.