Prédio da antiga Escola de Engenharia sofre com impasse entre UFPE e Estado

31256e2734471fa96909189e8d87732dConstruída em 1943, a antiga Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Rua do Hospício, bairro da Boa Vista, Centro do Recife, abrigou durante 11 anos a Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano. Em dezembro de 2012, o governo estadual desocupou o imóvel depois que os alunos foram transferidos para um novo prédio construído na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro. Desde então, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) tenta devolver as chaves à proprietária do prédio – a universidade – que cobra uma dívida de mais de R$ 1 milhão em aluguel do Estado. Enquanto isso, o imóvel onde se planeja erguer o Memorial de Engenharia permanece sem uso e exposto à degradação.

Segundo a Secretaria de Educação, a UFPE teria recusado a devolução das chaves, alegando a existência de débitos por parte da secretaria, que nega as dívidas. O órgão ainda teria arcado com os gastos de vigilância do local durante um ano após a desocupação. Diante do impasse, a secretaria recorreu à Justiça Federal para que a universidade recebesse o prédio de volta. As chaves foram devolvidas no fim da manhã de ontem, cumprindo a decisão do juiz federal Frederico José Pinto de Azevedo, da 3ª Vara de Pernambuco.

Representada pela Procuradoria Regional Federal da 5ª Região, a UFPE também recorreu à Justiça para uma ação ordinária de cobrança (nº 0802202-76.2014.4.05.8300), pedindo R$ 1.694.198,70 que inclui multa e juros do aluguel não pago desde maio de 2008. Em nota, a UFPE informou que o convênio com o Estado foi encerrado em 31 de dezembro de 2006.

O prédio está vazio e, sem uso, tem a estrutura comprometida pelo tempo. A segurança contra invasões é garantida apenas pelo movimento do prédio anexo, usado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE.

MEMORIAL – O imóvel possui 3.300 metros quadrados de área construída distribuídos em três pavimentos, 33 salas e um auditório com capacidade para 200 pessoas. A ideia da UFPE é transformá-lo no primeiro Memorial da Engenharia do País, com biblioteca, museu da engenharia, espaço cultural e um Centro de Educação Continuada da universidade, que está elaborando o projeto de recuperação e reforma e buscando parcerias para viabilizar a obra. “É um projeto de grande porte, já que a parte estrutural precisa ser recuperada. Algumas instituições privadas já se mostraram interessadas em nos apoiar”, garante Maurício Pina, professor de engenharia civil e idealizador do projeto.

Fonte: Jc online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.