Professores municipais do Recife decidem rumo da greve em assembleia nesta terça-feira
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Os professores da rede municipal do Recife, em greve desde a terça-feira (15), aguardam até fim da tarde desta segunda-feira (21) um retorno do secretário de Governo e Participação Popular do Recife, Sileno Guedes, sobre quais reivindicações ele vai atender da categoria depois da reunião realizada nesta manhã. Os profissionais pedem a implantação imediata do plano de cargos e carreiras (PCC), o pagamento da aula-atividade e ainda a liberação da multa no valor de R$ 100 mil por dia paralisação e o fim do corte dos dias não trabalhados.
De acordo com a secretaria geral do Sindicato Municipal dos Professores de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Eunice Nascimento, a resposta do secretário pode ser decisiva para o rumo da greve. ” Entregamos nossa pauta de reivindicações e ele ficou de avaliar e dar um retorno ainda hoje por telefone. Dependendo da resposta, a categoria irá se reunir para uma votação e decidir se a greve continua ou não”.
Os professores da rede municipal vão se reunir nesta terça-feira (22) em uma vigília no pátio da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, às 9h, para iniciarem a assembleia no turno da tarde e decidirem sobre a greve.
Confira a nota enviada pela prefeitura:
A Secretaria de Governo e Participação Social informa que recebeu, na manhã desta segunda-feira (21), uma comissão formada por representantes do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife
(Simpere). No encontro, a gestão ouviu as demandas da categoria e reafirmou sua posição de continuar o diálogo, assim que os professores voltem às salas de aula.
Dessa forma, a Prefeitura do Recife convoca mais uma vez os docentes da Rede Municipal de Ensino que estão em greve – decretada ilegal pela Justiça há uma semana – a retornar às atividades. Informamos que 92% das escolas e
creches funcionaram nesta segunda-feira (18), terceiro dia útil após a paralisação ser decretada ilegal pela Justiça. O Executivo Municipal ratifica que, desde a última quinta-feira (17), primeiro dia útil após a decretação da ilegalidade da greve, os faltosos terão seus salários descontados, como previsto em lei.
A Secretaria de Educação reafirma o compromisso de continuar dialogando com a categoria assim que esta retornar ao trabalho, da mesma forma como vem dialogando durante toda a gestão. Reafirmamos o compromisso da atual gestão da Prefeitura do Recife com a educação. A Prefeitura investiu mais de R$ 100 milhões na área desde 2013, além de ter garantido o reajuste salarial de 8,32% em janeiro de 2014 para os professores e implantado a aula
atividade. De forma democrática, a PCR deu a opção ao professor de escolher entre o abono provisório e a redução da carga horária com os alunos.
Por último, a Prefeitura informa que continua aberta a debater o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria, assim que a normalidade na prestação dos serviços de educação do município estiver plenamente restabelecida.
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário