Programa pretende tratar e reabilitar pacientes com dor crônica
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Está sendo lançado nestea sexta-feira o Programa Pernambuco Sem Dor. Voltado para o tratamento e reabilitação de pacientes portadores de dores crônicas, a iniciativa objetiva implantar um programa no Sistema Único de Saúde de Pernambuco que possa oferecer um atendimento digno aos pacientes portadores de dor crônica.
Entre os vários itens da proposta do médico especialista em Clínica Médica, Acupuntura e Tratamento da Dor, Dirceu de Lavor Sales, incluem-se: tornar o tratamento da dor acessível à maior parte da população, através da criação de núcleos especializados em todo o estado; levar capacitação e estímulo para os centros de dor já existentes no estado, estimular a capacitação de novos profissionais no tratamento da dor, otimizar a oferta de medicamentos específicos para o tratamento da dor. vai beneficiarde pacientes que peregrinam sem rumo em busca de alívio para as suas dores.
A solenidade está sendo realizada no ambulatório de tratamento da dor no Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE ). De acordo com o especialista o sofrimento causado pela dor não tratada adequadamente, especialmente a dor crônica, é considerado pela Organização Mundial de Saúde um problema de Saúde Pública. O seu alívio é um direito humano básico e negligenciá-lo parece moral e eticamente inaceitável. Infelizmente, inexistem em nosso país, políticas públicas voltadas para esse segmento da população. Atualmente a prevalência de dores crônicas atingem praticamente 30% da população de um país, e a grande maioria dessas pessoas não são adequadamente tratadas.
Fonte: Diário de PE





Nenhum comentário