Proposta de atualização do Código de Defesa do Consumidor deve ser votada nesta quarta, diz relator

imagesPrevista para ser votada no fim do ano passado, a proposta de atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC) deve, finalmente, ser apreciada nesta semana. A avaliação é do relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que concluiu seu último relatório sobre os projetos de lei. Uma das principais mudanças foi a retirada da proposta de atualização do tema “ações coletivas” — que envolve a busca de um direito por um conjunto de pessoas.

O senador manteve os projetos de lei sobre superendividamento e comércio eletrônico. Em seu relatório, Ferraço explicou que a matéria que trata das ações coletivas “é complexa e demanda mais diálogo para seu amadurecimento”, no Congresso. “Nos dois primeiros projetos (superendividamento e comércio eletrônico), conseguimos minimamente um entendimento entre as partes envolvidas na discussão. No caso das ações coletivas, não conseguimos ainda um entendimento. Vamos continuar debatendo”, disse Ferraço.

A retirada do tema ações coletivas da proposta de atualização do CDC foi um pedido do Executivo. Em entrevista publicada no GLOBO em fevereiro, a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, defendeu que o projeto sobre as ações coletivas não deveria ser tratado no âmbito do Código. A seu ver, o assunto deve ser trabalhado de forma ampla, em lei própria, uma vez que tem impacto em outras matérias que vão além da defesa do consumidor.

Ferraço destacou ainda que, no novo relatório, o prazo previsto para a desistência de compras realizadas no âmbito do comércio eletrônico – o chamado direito de arrependimento – caiu de 14 para sete dias. “Chegou-se à conclusão de que sete dias é o tempo adequado para o consumidor que adquiriu o bem chegar à conclusão de que o produto não corresponde ao que foi comprado”, afirmou o relator.

O texto mantém a proposta de uma diferenciação para o exercício do direito de arrependimento no caso das compras de passagens aéreas. Nesse caso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá elaborar uma regulamentação específica. Com as novas mudanças no relatório, agora, a agência reguladora terá 180 dias após a entrada em vigor da lei para concluir a regulamentação.

Outro tema polêmico na proposta de atualização do Código é o que trata do superendividamento dos consumidores. Ele é alvo de críticas, por exemplo, sobre a menção ao mínimo existencial, entendido como a quantia mínima destinada à manutenção das despesas mensais razoáveis de sobrevivência, como alimentação, água, luz, saúde e moradia.

A expectativa de Ferraço é que o texto seja aprovado na comissão especial ainda esta semana para, então, ser enviado ao Plenário: “Fizemos um esforço muito grande, considerando a necessidade de construção de um entendimento e de uma convergência. Ouvimos todas as partes e achamos que as mudanças que foram feitas asseguram as conquistas já alcançadas e trazem avanços”, disse o senador. “Quero crer que, pelo elevado interesse pelo tema e pela necessidade de atualizarmos o CDC, a gente consiga colocar o tema na prioridade do Plenário”, acrescentou.

Fonte: Agência O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.