PSD e PP devem aprovar apoio a Dilma em convenções nesta quarta

00O Partido Progressista (PP) e o Partido Social Democrático (PSD) realizam nesta quarta-feira (25) convenções nacionais em Brasília para definir a posição das duas siglas na eleição para presidente deste ano.  Nos dois partidos, apesar de divergências regionais com o PT, a expectativa é que seja aprovado o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff, que confirmou presença na convenção do PSD, do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

Com 45 deputados federais em exercício, o PSD tem a quarta maior bancada da Câmara. O PP tem 39 deputados e forma na Câmara um bloco com o PROS (20 parlamentares), que aprovou nesta terça-feira o apoio a Dilma. Os 59 deputados do bloco formam a terceira maior bancada da Câmara.

O PP chegou a ensaiar um afastamento do governo no início deste ano, ao se aproximar dos parlamentares do extinto “blocão” da Câmara, grupo liderado pelo PMDB que havia decidido votar contra projetos defendidos pelo governo devido à insatisfação com o Executivo. Os rebeldes se queixavam da representatividade que tinham dentro do governo e da falta de liberação de emendas.

Apesar de os diretórios estaduais do PP em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul serem contrários à aliança com Dilma, o presidente do partido, senador Ciro Nogueira (PI), acredita numa aprovação “tranquila” do apoio à reeleição da presidente.

“Tem divergências, mas a ampla maioria quer aproximação e, com certeza, a maioria vai prevalecer. Vai ser uma escolha tranquila”, disse Nogueira.

O líder do PP na Câmara, Eduardo da Fonte (PP-PE), também diz não ter dúvidas sobre o apoio a Dilma. “Confirmaremos o apoio com bastante tranquilidade. Não vejo nenhum motivo de preocupoação. Facilita muito o fato de termos liberado os diretórios estaduais para fazerem alianças regionais como preferirem. Mas, no âmbito nacional, ficará o apoio a Dilma”, disse o deputado.

De acordo com líder, em vez de realizar votação nominal, a convenção deverá confirmar o apoio a Dilma apenas por aclamação, de forma simbólica. “Vai ser apenas um ato declarado, por aclamação. A grande maioria do partido apoia a reeleição de Dilma”, afirmou Eduardo da Fonte.

PSD
O governo está preocupado em assegurar na aliança eleitoral de Dilma a presença de partidos da base aliada. No último sábado (21), o presidente do PTB, Benito Gama, informou que a sigla decidiu abandonar a candidatura de Dilma e passar a apoiar a de Aécio Neves (PSDB).

No último sábado (21), a seção estadual do PSD do Rio de Janeiro anunciou apoio a AécioNeves. Segundo lideranças do partido, o presidente da sigla, Gilberto Kassab, vinha sendo cortejado por Aécio em busca de uma aliança nacional com o PSDB,  mas recusou.

O líder do PSD na Câmara, deputado Moreira Mendes (RO), disse estar assegurado no partido o apoio à reeleição de Dilma. Segundo ele, as informações que circularam, sobre uma possível aproximação do PSD com o PSDB de Aécio são “especulações”.

“Essa foi uma decisão [de apoiar a reeleição] tomada pelo partido ainda no ano ano passado. Fizemos um entendimento com todos os deputados e presidentes estaduais do partido. Não tem como, nacionalmente, voltar atrás. É prego partido e ponta virada. É definitivo”, declarou Mendes.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.