PSDB independente sofre baixa na Alepe com saída de Betinho
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Definido como um “democrata” que vai fazer um governo de diálogo com os opositores, o novo governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), conseguiu – com três dias no poder – quebrar a unidade do grupo de deputados independentes na Assembleia Legislativa, o bloco mais consistente de oposição à gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), que renunciou para disputar a Presidência da República. O grupo do PSDB que resistiu à hegemonia de Eduardo na Alepe, Betinho Gomes, Daniel Coelho e Terezinha Nunes, sofreu ontem uma baixa, com o anúncio de Betinho de que deixa o bloco para ingressar na base de apoio de João Lyra.
A posição – anunciada na tribuna – não foi seguida por Daniel e Terezinha que, apesar de ressaltarem a expectativa de que “um novo governo” assumiu o Estado, vão se manter independentes. Terezinha, entretanto, ressalvou que “não descarta” ingressar na base de Lyra, em um outro momento, “a depender das decisões e posturas que o novo governador adotar”. Líder do grupo, Daniel revelou que permanecerá no bloco, embora reconheça que “se trata de um novo governo, que vai tomar decisões pensando no Estado e não no eleitoral”.
Eleitos em 2010 pela oposição, os tucanos independentes decidiram criar o bloco logo após o PSDB, em janeiro passado, sob a liderança de Sérgio Guerra (falecido), ter aderido ao governo e à base legislativa de Eduardo Campos, assumindo a pasta do Trabalho. Dos seis tucanos, três já eram governistas, mas Daniel, Betinho e Terezinha se mantiveram críticos ao governo. Com a posse de Lyra, o PSDB indicou para a Secretaria das Cidades seu ex-presidente, Evandro Avelar.
“Em janeiro, perdemos a condição de liderar a oposição na Alepe e decidimos ser independentes. Agora, com João Lyra, é um novo momento e um outro estilo. Ele não pediu apoio, mas apóio Avelar e passo a integrar a bancada do governo. Não há adesão ao projeto Eduardo, continuo apoiando Aécio Neves para presidente”, explicou Betinho.
“Sou independente, mas não criarei obstáculos a Lyra. Não subirei em nenhum palanque estadual, farei apenas a campanha de Aécio”, posicionou-se Daniel. “João é totalmente diferente de Eduardo, respeita a oposição. Sou independente, mas posso aderir no futuro”, disse Terezinha Nunes.
Fonte: JC
Nenhum comentário