Reajuste ainda gera impasse

00O recesso parlamentar da Câmara do Recife, previsto para iniciar a partir de sexta-feira – com a última sessão ordinária marcada para hoje -, poderá ser suspenso, até que a pauta seja zerada. A decisão do presidente da Casa, o vereador Vicente André Gomes (PSB), ocorreu após uma sessão tumultuada em torno do novo pedido de dispensa de prazo, feito pelo líder do Governo, Gilberto Alves (PTN), do Projeto de Lei Nº 020/2014. A matéria versa sobre o reajuste dos vencimentos básicos dos servidores municipais com o pagamento de 5% em novembro e 5,25% em janeiro de 2015. Os servidores são contrários à proposta e, sob ameaça de acamparem na Câmara, estiveram reunidos, durante toda a noite de ontem, com uma comissão de vereadores, na tentativa de que o projeto seja rediscutido com a Prefeitura do Recife.

A oposição tentou de todas as formas impedir a manobra governista, mas Vicente acatou o pedido de votação da dispensa de prazo, que dessa vez obteve 16 votos favoráveis e 15 contra. No entanto, o projeto só deve entrar em pauta a partir do semestre que vem, pois, mesmo com a dispensa das emendas parlamentares, tem que obedecer à tramitação normal nas comissões. Para ser encaminhada à pauta, a matéria depende apenas do parecer da Comissão de Finanças, presidida pelo vereador Jairo Britto (PT) e que tem Priscila Krause como vice-presidente. Ambos, contudo, criticam a maneira como o Executivo tem tratado o assunto.

Revoltado com o rumo que a sessão tomou e acusando a o presidente da Casa de quebrar as regras do Regimento Interno, o vereador Raul Jungmann (PPS) entrará hoje com um mandado de segurança, no Tribunal de Justiça (TJPE), pedindo o cancelamento da sessão ordinária de ontem. “O Executivo tenta aprovar as leis como um rolo compressor, mas não podemos nos sobrepor à legislação vigente. Não iremos tolerar esse absurdo”, criticou o parlamentar. Ele se baseou no artigo 309, parágrafo único, do Regimento, em que a Ordem do Dia teria que ser distribuída aos vereadores três horas antes do inicio da sessão, mas ela só foi disponibilizada faltando apenas quatro minutos.

A líder da oposição, Priscila Krause (DEM), também recorreu ao Regimento para comprovar que o pedido não poderia ser acatado, já que se trata de uma matéria prejudicada e derrotada no dia anterior. Neste caso, só poderia ser votada no intervalo da sessão legislativa, ou seja, no próximo semestre. “O que nós assistimos aqui foi um estupro contra a democracia representativa, contra o estado democrático, isso não pode acontecer jamais, e vimos acontecer hoje. Infelizmente, nosso presidente deu um grande exemplo de como ser líder do Governo”, disparou a democrata.

Constantemente vaiado pelos servidores, o líder do Governo, Gilberto Alves, voltou a enfatizar que o projeto foi “amplamente discutido com os representantes de diversos sindicatos até chegar a Casa”. “Não fizemos outra coisa a não ser dialogar com os servidores. Em nenhum momento deixamos de abrir esse canal de conversas”, afirmou Alves.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.