Recifenses aprendem até outra língua para receber bem os gringos na Copa

01Mais de 200 mil turistas são esperados em Pernambuco para a Copa do Mundo e muitos não procuraram hotéis ou pousadas para se hospedar. O  recifenses que vão abrir a casa para receber estrangeiros durante o evento. Alguns vão ceder um quarto na “camaradagem” e ainda se preparam para tornar a estadia mais cômoda. Mas há quem vá ganhar um bom dinheiro alugando o apartamento, um verdadeiro gol de placa!

A estudante Marina Lima, 14 anos, está treinando palavras em inglês com a empregada doméstica Jussiane Nunes. Elas vão receber duas norte-americanas, no próximo dia 19, amigas de intercâmbio da mãe de Marina. “Quando soube que elas viriam, fiquei com medo, pensando como seria ficar sozinha com elas, sem saber o que falar. Começamos a falar algumas palavras em inglês de brincadeira, como cumprimentos, comida, coisas de cozinha, e agora eu levo até umas anotações para memorizar em casa”, contou Jussiane. Em caso de emergência, há ‘filas’ (como é chamada a ‘cola’ em Pernambuco) de vocabulário grudadas da geladeira. Os Estados Unidos jogam contra a Alemanha no dia 26.

A mexicana Denisse Alvarez, 22 anos, já está acomodada em um colchão no quarto das estudantes Natália Bezerra e Jullyane Kallyne, ambas de 20 anos, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. A estrangeira escolheu fazer intercâmbio na capital pernambucana, por meio da Aiesec, porque o México vai jogar aqui contra a Croácia, no dia 23 de junho. “A Copa é um evento grande, com muita gente, eu gosto. Meu irmão e meu primo também vão vir assistir ao jogo. Mas não acho que o México vá ganhar, eles são muito ruins”, brincou.

As estudantes toparam receber voluntariamente a mexicana e trataram logo de apresentar comidas típicas, como feijoada, queijo coalho, coxinha, canjica, pamonha e bolo de rolo. “Vamos ser o mais natural possível com ela, não quero mudar nada na minha rotina para que ela veja como é mesmo morar aqui, mas quero levá-la para vários lugares, provar várias comidas pernambucanas”, disse Jullyana.

O advogado Neto Guerra também não deve mudar muito a rotina quando receber, no próximo dia 19, cinco norte-americanos. Eles são amigos de um amigo brasileiro de Neto e não se conhecem. “O combinado é que eu vou ceder a casa, mas eles colaboram com uma ajuda de custo para o básico do dia-a-dia. Eles também deram uma ideia de eu ser uma espécie de guia turístico”, contou. Para não fazer feio frente aos hóspedes, Neto fez compras para a casa, e renovou o estoque de peças de cama, mesa e banho.

Se nas três histórias acima ninguém vai ganhar um tostão para receber os estrangeiros, a jornalista Tatiana Caputo aproveitou o Mundial para faturar um dinheiro extra. Ela colocou um anúncio no site AIRBND, onde as pessoas anunciam imóveis para alugar. A própria recifense já tinha experimentado o sistema em viagens para fora do Brasil.

“Eu coloquei o anúncio às 4h e, em menos de quatro horas, já tinha gente interessada. Vêm cinco americanos de Washington e, para deixar a casa vazia, eu vou para a casa da minha mãe”, explicou. Além desse grupo, ela fechou outro aluguel com mais uma japonesa e outro americano do Texas. Nesses dois casos, ela alugou só um quarto e vai permanecer na residência. Ao todo, Tatiana vai lucrar cerca de R$ 10 mil.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.