Reféns da Seca faz sucesso em Bom Jardim
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Bom Jardim, a 104 km do Recife, foi palco, ontem, de mais um lançamento do meu livro Reféns da Seca, já na segunda edição. A noite de autógrafos ocorreu no charmoso Centro Cultural Marineide Braz, no centro da cidade. Terra de gente famosa, como Francisco Julião, criador das Ligas Camponesas, Bom Jardim fica a 104 km do Recife, no Agreste Setentrional.
O evento, uma iniciativa do prefeito Miguel Barbosa (PP), atraiu um grande público. Encontrei por lá, além do prefeito e a primeira-dama, vereadores, secretários, diretores, professores, estudantes e blogueiros do município, entre os quais a equipe do Bom Jardim Notícias.com, Bom Jardim.com, o Blog do Chico Pezão, o blog do Professor Edgar e o Bom Jardim.com.
Até de Casinhas encontrei políticos por lá, entre eles o vereador Walter Borges. Dos vereadores de Bom Jardim estavam por lá Bigode, Vitor, Jotinha Galego, Célio Major e Genário. Para que o público mais carente tivesse acesso à obra, o prefeito fez uma surpresa durante o evento sorteando alguns exemplares.
Foi uma noite muito agradável, com direito a música ao vivo e um coquetel ao final. Bom Jardim é uma cidade extremamente politizada e vive online, devido ao grande número de portais e blogs que se proliferam na região nos últimos anos. Difícil é chegar lá. Os dois acessos ao centro estão esburacados.
Mas o prefeito disse que já tem a promessa do governador João Lyra de que em breve ambos serão pavimentados. Os primeiros habitantes de Bom Jardim foram mercadores de algodão do sertão da Paraíba, com grande movimento de tropeiros que buscavam o algodão bruto em Campina Grande para beneficiá-lo no Recife.
A igreja matriz, em estilo toscano, foi construída por missionários capuchinhos em 1876. Sobre o nome Bom Jardim há uma lenda, segundo a qual o primitivo proprietário das terras da região no início do século XVIII contratou um capelão para dar assistência religiosa à população local.
O capelão foi habitar em uma elevação, em um lugar cheio de árvores frondosas e paus-d´arco, circundado por um riacho. Extasiado com a beleza do lugar, o capelão passou a chamar o curato de Bom Jardim.
Na época de sua criação o município de Bom Jardim tinha 2.268 quilômetros quadrados, incluindo os povoados de Queimadas (atual Orobó ), Surubim e Boa Vista ( atual João Alfredo). Com o crescimento desses distritos, a lei estadual 1931, de 11 de setembro de 1928, criou os municípios de Orobó e Surubim. Mas tarde cedeu terras para a criação dos municípios de Macaparana e São Vicente Férrer. Também em 1963 perdeu o distrito de Machados, feito município.
Fonte: Magno Martins
Nenhum comentário