Reitores querem mudar Sisu

15Quando o Ministério da Educação (MEC) abre inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), estudantes de todo o país começam uma verdadeira corrida para escolher um curso no ensino superior. Quem não tem pontuação suficiente para ingressar no curso desejado pode trocar de opção diariamente até as incrições serem encerradas. Muitas vezes, acabam se matriculando numa graduação que não se identificam e abandonando o curso meses depois. A alta evasão nas universidades que adotam o sistema unificado motivou a elaboração de uma proposta de mudança no Sisu. A reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena, encabeça um grupo de reitores que propõe a reformulação do sistema. A proposta será discutida no próximo mês, em Brasília, durante um encontro de reitores e representantes do MEC.

De acordo com Maria José, o índice de universitários que abandonaram o curso na instituição passou de 15% para 30%. Com a saída dos alunos, as vagas ficam abertas, mas não podem ser preenchidas, pois o processo de seleção já se encerrou. “Sinalizamos o MEC sobre o que observamos desde que adotamos o Sisu. O sistema avançou em diversos aspectos, está mais ágil e com mais serviços. No entanto, a possibilidade de mudar de curso durante o período de inscrições e a oportunidade de escolher dois cursos faz com que muitos estudantes acabem entrando em um no qual não se identificam”, explica a reitora da UFRPE.

Uma comissão com reitores de todo o Brasil se reúne em abril para aprofundar o debate. “O objetivo é fazer com que o candidato se inscreva em um curso, mesmo que em duas ou mais instituições”, disse a reitora.  O Ministério da Educação informou que “no âmbito da Secretaria de Educação Superior, não recebeu, por escrito, qualquer proposta de alteração do Sisu”.

Opção
Quando estava concluindo o segundo período de engenharia agrícola e ambiental, o universitário Marcus Barbosa, 19 anos, decidiu não seguir no bacharelado. “Não gostava de matemática e física e o mercado não é bom”. Como só poderia mudar de graduação sem precisar fazer um novo vestibular se tivesse concluído 40% do curso, fez o Enem novamente e passou em agronomia da UFRPE, via Sisu. “A evasão é realmente muito alta. Muitos estudantes fazem a matrícula num curso que não querem para não ficar um ano parados”, observou.

 UFPE estuda adoção

 A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ainda está analisando a possibilidade de adotar o Sisu como entrada única da instituição, que atualmente usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira fase e aplica provas da segunda etapa. A reunião para votar a adoção do Sisu, esperada para este mês, ainda não foi marcada. “A proposta (da UFRPE) é apoiada por outros reitores. A nossa discussão sobre o Sisu vai continuar. Estamos ouvindo outras instituições que usam o sistema”, pontuou a pró-reitora para Assuntos Acadêmicos da UFPE, Ana Cabral.

Vale lembrar que, diferentemente da UFPE, a Rural foi uma das primeiras universidades federais do país a adotar o Sisu, em 2010, quando o sistema foi implementado pelo MEC para o preenchimento de todas as vagas. “Já havíamos feito essa proposta anteriormente, mas o ministério descartou a possibilidade porque o sistema era recente. Como já estamos no quarto ano de Sisu, vamos reforçar o pedido”, enfatizou a reitora da UFRPE, Maria José de Sena.

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.