Representantes da OAB-PE dão sequência a cronograma com visitas a mais três presídios
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco vistoriaram mais três unidades prisionais do Estado, nesta segunda-feira, dando sequência ao cronograma de visitas da entidade. As penitenciárias Professor Barreto Campelo (PPBC) e a Agro-Industrial São João (PAISJ), além do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), todos em Itamaracá, foram os alvos do monitoramento da OAB-PE, que, mais uma vez, apontou problemas como superlotação e ociosidade dos detentos.
Em relação à capacidade dos presídios vistoriados, os representantes da entidade constataram superlotação na Barreto Campelo e na Agro-Industrial São João. Na primeira, a população atual é de 1.796 para uma capacidade de apenas 1,1 mil. A unidade, que tinha capacidade para 600 detentos, passou por uma reforma de ampliação. “Na PAISJ, o número de presos gira em torno 1,8 mil”, informou o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, João Olímpio. A penitenciária tem capacidade para abrigar apenas 630 pessoas. O representante da entidade informou que não foi constatado o problema da superlotação no HCTP.
Além do problema da superlotação, também foram constatadas diversas falhas na estrutura das unidades. “As condições ainda são precaríssimas. A higiene dos estabelecimentos ainda carece de uma atenção maior”, relata Olímpio. Outro problema mencionado é a ociosidade dos presos. “Ainda há um percentual muito grande de presos que não trabalham”. Junto com Olímpio, o presidente de Prerrogativas dos Advogados da OAB-PE, Maurício Bezerra, também esteve presente. Ambos foram recebidos pelo secretário de Ressocialização do Governo do Estado, Romero Ribeiro; e diretores das unidades instaladas em Itamaracá.
A próxima unidade a ser visitada será a Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), no bairro do Engenho do Meio, na quinta-feira. A última vistoria será feita no dia 21 de fevereiro, no Presídio Dr. Rorenildo da Rocha Leão (PRRL), no município de Palmares. Segundo a OAB, os dados coletados nas unidades carcerárias do Estado farão parte de um relatório a ser apresentando na primeira quinzena de março. O documento também será encaminhado aos setores competentes.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário