Rússia sobe o tom contra a oposição na Ucrânia

140203204229_ucrania_624x351_reutersA Rússia subiu o tom nesta segunda-feira contra os líderes da oposição na Ucrânia, instando-os a pôr fim a uma campanha de “ultimatos e ameaças” e a avançar nas negociações com o governo.

A Chancelaria da Rússia – país de forte influência sobre a Ucrânia – disse que o governo russo está preocupado com as tentativas dos ativistas ucranianos em “inflamar” a situação e afirmou que vai adiar o pagamento de uma parcela de um pacote de ajuda ao país.

Manifestantes em Kiev seguem pedindo a renúncia do presidente Viktor Yanukovych, que acaba de regressar de uma licença médica de quatro dias.

As manifestações se estendem desde novembro, quando Yanukovych recuou de um acordo com a União Europeia, em favor de uma aproximação econômica com Moscou.

Ocidente e Rússia têm travado um cabo de guerra pela influência sobre a Ucrânia.

Tanto que União Europeia e EUA estão avaliando conceder um grande empréstimo a Kiev, num momento em que o país altamente endividado.

“Estamos avaliando (formas) de apoiar a Ucrânia em tempos de crise, (na atual) situação econômica e política”, disse nesta segunda-feira uma porta-voz de Catherine Ashton, chefe de política internacional da UE.

A contrapartida para o empréstimo seria que Kiev implementasse “reformas reais”.

Crise

Em meio à disputa pela influência política, os protestos continuam. Milhares de pessoas participaram neste domingo de uma manifestação no centro de Kiev, e opositores pediram “ajuda internacional”.

A Rússia reagiu dizendo esperar que “a oposição ucraniana evite ameaças e ultimatos e converse com as autoridades para encontrar uma saída constitucional para a profunda crise do país”.

Com isso, Moscou anunciou que vai atrasar o pagamento da próxima parcela de um pacote de ajuda de UX$ 15 bilhões prometido à Ucrânia. Essa parcela será condicionada à formação de um novo governo ucraniano.

Em sua volta ao governo, Yanukovych terá como primeira missão nomear um novo primeiro-ministro, para substituir Mykola Azarov, que renunciou na seman passada.

Na terça-feira, o Parlamento ucraniano vai discutir a demanda por uma anistia mais ampla para pessoas detidas durante os protestos, além de pedidos para que o país retorne a uma Constituição prévia – que restrinja os poderes da Presidência.

Yanukovych têm anunciado concessões aos opositores, e diversos membros de seu gabinete pediram demissão.

Mas isso não aplacou os manifestantes, muitos dos quais anseiam por uma aproximação maior da Ucrânia com a UE, em vez da Rússia.

Fonte: BBC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.