Seca vira atração turística e grupo entra com 3 carros em leito de rio

1O cenário atípico de seca do Rio Piracicaba, que está com o menor nível dos últimos 50 anos, segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee), virou atração turística. Desde o final de semana, moradores de Piracicaba (SP) e visitantes se aglomeram às margens para ver a situação. Em alguns trechos é possível atravessar o leito a pé em meio às pedras. No final da tarde desta terça-feira (4), um grupo conseguiu entrar com carros no banco de areia que se formou no trecho. As nascentes do Rio Piracicaba fornecem água para o Sistema Cantareira, que é responsável por parte do abastecimento da Grande São Paulo.

“Eu nunca vi o rio dessa forma. É possível andar de carro em vários pontos dele e então resolvemos tomar uma cerveja aqui no meio”, disse o operador de som Jefferson Sanches, de 32 anos. O grupo “entrou” no rio em três carros, fincou um sombreiro no banco de areia, colocou cadeiras, churrasqueira, uma mesa pequena e começou a beber cerveja.

O aposentado João Batista Barbieri, de 60 anos, também parou para observar o rio nesta terça-feira. “Eu moro em Piracicaba há 35 anos e nunca vi o rio tão baixo, nem mesmo no meio do ano. E o pior é que os culpados somos nós mesmos”, disse.

Os estudantes de gestão ambiental da Universidade de São Paulo (USP) Samuel Cortez, de 20 anos, e Bruno Cardoso, de 21 anos, estão desde domingo (2) em Piracicaba para a realização de estágio. Nesta terça-feira, a dupla aproveitou um espaço na agenda de compromissos para visitar o rio. “Estamos ouvindo falar o tempo todo sobre a situação do Sistema Cantareira e aproveitamos para vir até aqui. Mesmo com o nível baixo, o rio ainda é mais bonito do que podemos encontrar em São Paulo”, afirmou Cortez.

Alerta
O nível do Rio Piracicaba atingiu apenas 93 centímetros de profundidade e vazão de 15,8 mil litros de água por segundo por volta das 21h desta terça-feira, de acordo com medição do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. É o menor nível para o período desde 1964, quando a medição de profundidade passou a ser feita. A média histórica para os meses de janeiro e fevereiro fica em torno de 3 metros.

Em janeiro de 2011, o cenário era o oposto. Naquele ano, o manancial registrou a maior inundação desde a década de 1980, com a profundidade do rio acima dos 5 metros

Sistema Cantareira
As nascentes dos rios das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí fornecem água para o Sistema Cantareira, que abastece 8 milhões de habitantes na capital e na Grande São Paulo. A retenção de parte do fluxo dos rios Jaguari, Cachoeira e Atibainha ocorre em quatro reservatórios construídos nas cidades de Vargem (SP), Piracaia (SP) e Nazaré Paulista (SP). Do volume total, 90% é desviado para a capital e 10% é mandado para as Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Em trecho adiante dos reservatórios, os rios Cachoeira e Atibainha se unem e formam o Rio Atibaia. Na altura da cidade de Americana (SP), o Atibaia se encontra com o Rio Jaguari e ambos dão origem ao Rio Piracicaba. O Cantareira envia 31 mil litros de água por segundo para São Paulo e 5 mil litros de água por segundo para as Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Abastecimento
O Rio Piracicaba fornece 10% da água usada para o abastecimento da cidade de Piracicaba, de acordo com o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae). O Rio Corumbataí é a principal fonte de recursos hidrícos e está em situação um pouco melhor. Por esta razão, a autarquia por enquanto afasta a possibilidade de racionamento de água. Se não chover nas próximas semanas, no entanto, a situação pode se complicar.

Independentemente da origem da água que sai pelas torneiras das casas, o secretário-executivo do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Luiz Roberto Moretti, disse que o quadro é preocupante. “A população precisa usar água de forma racional e economizar onde for possível. O problema não está só em Piracicaba, mas em toda a região. Várias cidades acima do Rio Piracicaba já sofrem problemas na captação. O momento é de atenção”, afirmou.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.