Sedes da Copa devem ter 80% da área urbana com sinal de 4G

01Está valendo desde o último sábado (31) a obrigação para que as operadoras de telefonia disponibilizem a tecnologia 4G para 80% da área urbana das capitais e dos municípios com mais de 500 mil habitantes, o que inclui todas as sedes da Copa. A obrigação foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), quando fez a primeira licitação do 4G, em 2012. As operadoras Vivo, Claro, TIM e Oi informaram que já estão atendendo à determinação da agência reguladora.

A decisão não determina em quais locais o 4G deverá estar disponível, mas, de acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), a prioridade na instalação das redes foi dada para áreas com maior fluxo de pessoas, tanto moradores como turistas. No Brasil, são feitos, atualmente, 2,49 milhões de acessos em 4G. A tecnologia está presente em 106 cidades, que concentram 37% da população brasileira.

De acordo com o presidente do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, a Copa do Mundo deixará muitos legados para as telecomunicações no país. “A infraestrutura [das operadoras nas cidades-sede] teve aumento médio de 28% entre 2013 e 2014. Foram investidos R$ 1,3 bilhão só nas cidades-sede. Mais de 15 mil novas antenas 3G e 4G e 120 mil pontos dewi-fi e 10 mil quilômetros de fibra ótica foram instaladas ao longo do período nessas cidades. Além disso, cumprimos no dia 31 de maio as obrigações de atender com 4G 80% da área de capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes”, disse Levy.

Segundo ele, nenhum recurso do governo foi usado pelas operadoras para atingir esses números. “Nossos investimentos são com recursos próprios ou com empréstimos em bancos do país ou estrangeiros. Em 2013 o investimento total no país chegou a R$ 29,3 bilhões”, disse o representante das operadoras.

Entretanto, nem todos os turistas que vierem de outros países conseguirão usar o 4G no Brasil. A tecnologia é encontrada no país desde o ano passado na faixa de 2,5 giga-hertz (GHz), a mesma usada em alguns países da Europa, da Ásia e do Oriente Médio. Outros países como Estados Unidos e Argentina, por exemplo, usam a faixa de 700 mega-hertz, que deverá ser leiloada, no Brasil, em agosto. Outras faixas usadas são as de 2,1GHz, a de 1,8 GHz.

Nesses casos, o turista estrangeiro usará a rede 3G do Brasil, desde que faça um contrato de roaming com a operadora do seu país. Algumas operadoras de telefonia do Brasil já anunciaram ofertas de serviço roaming internacional para o 4G a usuários de diversos países que estiverem no Brasil durante a Copa.

Outra opção será adquirir chips de operadoras brasileiras para usar durante a estada no país, o que, muitas vezes, custa menos do que o roaminginternacional. Há operadoras que já anunciaram a venda, para os turistas, dechips com validade limitada – em geral de 60 dias.

Nas áreas onde ainda não há cobertura 4G, os aparelhos poderão funcionar nas redes 2G e 3G. A mudança de rede – de 4G para 3G – ocorre de forma automática. Quando houver cobertura de 4G, o celular vai captar o sinal. As redes 3G estão instaladas em 3.658 municípios, onde moram 91% dos brasileiros.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.