Sônia Braga vai receber o troféu Platino de Honra

29O Brasil não conseguiu emplacar um filme na disputa principal do Prêmio Platino del Cine Iberoamericano, que terá sua primeira edição neste sábado, no Teatro Anayansi, na Cidade do Panamá. Estão na disputa Gloria(Chile); Heli (México); La jaula de oro(México); Wakolda (Argentina); Las brujas de Zugarramurdi (Espanha); Roa (Colômbia) e Vivir es fácil con los ojos cerrados(Espanha). Ainda assim, o país vai marcar presença na festa que reúne a produção de Espanha, Portugal e América Latina: a atriz Sônia Braga, que vive em Nova York (EUA), já confirmou presença para receber o primeiro Prêmio Platino de Honra, em reconhecimento à sua trajetória internacional.

Rodrigo Santoro também vai circular pelo tapete vermelho, que terá estrelas do porte dos argentinos Ricardo Darín e Cecília Roth, da espanhola Victoria Abril, do mexicano Gael García Bernal, da colombiana Angie Cepeda e da chilena Paulina García (a aclamada protagonista de Glória). Na disputa por um troféu Platino, duas produções brasileiras: a animação Uma história de amor e fúria, de Luiz Bolognesi, e o documentário O dia que durou 21 anos, de Camilo Galli Tavares. A relação completa está no site www.premiosplatino.com. A premiação, que começa às 22h (horário de Brasília), será transmitida pelo Canal Brasil a partir da 0h15 (madrugada de sábado (5) para domingo (6)).

“Criar e cultivar um star-system iberoamericano e potencializar a indústria de coproduções entre nossos países, já que nossas cinematografias costumeiramente se dão as costas”, é a proposta do Prêmio Platino, como declara o presidente da primeira edição do evento, Miguel Ángel Benzal. A premiação foi criada com a união de duas importantes associações que congregam Espanha, Portugal e América Latina: a Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (Fipca) e a Sociedade Gestora de Direitos da Produção Audiovisual Ibero-americana (Egeda).

Até chegar aos concorrentes, o Prêmio Platino passou por pré-seleção feita pelo colegiado da Fipca-Egeda e, depois, por júri de 15 profissionais especializados, incluindo críticos de cinema. A eleição dos vencedores será feita por júri de sete integrantes. A premiação que começa no Panamá será itinerante e o Brasil será um dos futuros países a sediar a festa. Os organizadores, entre os quais Algustín Almodovar (produtor e irmão do cineasta espanhol Pedro Almodóvar), estudam a possibilidade de o festival incluir futuramente a produção latina feita nos EUA.

Brasileiros

A animação Uma história de amor e fúria, de Luiz Bolognesi, com narração de Selton Melo e Camila Pitanga e participação de Rodrigo Santoro, conta a história de um homem com quase 600 anos, que acompanha a história do Brasil enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína. Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes de os portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água, em 2096.

Já o documentário O dia que durou 21 anos, de Camilo Tavares, narra a história do ex-preso político Flávio Tavares, um dos brasileiros trocados pelo embaixador Charles Elbrick. Flávio entrevista fontes norte-americanas e brasileiras e demonstra que a participação dos Estados Unidos no golpe de 1964 foi muito maior do que se pensava.

Análise da notícia

A proposta do Prêmio Platino é, antes de tudo, promover internacionalmente o cinema ibero-americano em seu conjunto, transcedendo fronteiras quase sempre demarcadas pela produção norte-americana. A ideia é celebrar tradições e culturas hermanas, mas a premiação certamente vai contribuir também para a preservação dessa cinematografia, permitindo ainda que ela circule na região. Assim, com a distribuição “garantida” (claro que ainda há muito o que fazer), o brasileiro vai conhecer o cinema colombiano, cubano, mexicano… e vamos parar de brincar dizendo que Ricardo Darín é o único (e competente) ator argentino.

Fonte: Diário de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.