SSA UPE: saiba como foi o segundo dia e se prepare para o último

poO segundo dia de provas do  Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) foi considerado tranquilo e as provas foram bem avaliadas por professores e alunos. Nesta segunda-feira (1º/12), será o último dia do processo seletivo. E as principais dicas para não ter problema são: sair de casa o mais cedo possível e não levar celular.

O estudante Hugo Lima, 16 anos, fez prova na Escola Estadual Governador Barbosa Lima, no Derby (área central do Recife). “Foi tudo fácil”, afirmou o rapaz. Quando questionado o se faz para achar tudo assim tão fácil, ele não tem dúvida: “Estudar muito e se dedicar”.

Professores do Colégio Santa Maria também avaliaram bem os exames. “A prova foi interessante. Trouxe uma boa distribuição dos conteúdos”, disse Eduardo Mota, que leciona matemática. Mas ele revela que pelo menos uma questão da disciplina está sob análise. Se identificada alguma irregularidade, pode ser solicitada alteração do gabarito ou anulação do quesito. “Mas ainda é preciso um estudo mais aprofundado sobre ela”, pondera. 

O professor de filosofia Valdemir Lopes também elogiou a prova, principalmente por ter optado por uma linguagem menos rebuscada e mais próxima à dos alunos. Contudo, ele faz uma ressalva em relação à ausência da disciplina de teorias de origem do Estado. “É um assunto relevante na formação política e social do aluno, além de ser atual”, pontua.

No total, 21.529 candidatos inscreveram-se. A abstenção do primeiro dia ficou em 8% e a do segundo em 5,69%. “Dentro do esperado”, assegura Ernani Martins.

ÚLTIMO DIA – Esta segunda-feira é o último dia. Os horários são os mesmos. Para os candidatos da 1ª série do ensino médio (SSA 1), as provas iniciam-se às 8h15 e vão até as 12h15. Para os da 2ª série (SSA 2), é das 14h15 às 18h15. Nos dois casos, os portões fecham 15 minutos antes do começo da avaliação e voltam a abrir três horas depois.

O presidente da comissão do vestibular da UPE, Ernani Martins, reforça o alerta de que é preciso chegar cedo. “Hoje é dia útil, então pode haver mais dificuldades para chegar nos locais de prova. Então é preciso sair de casa o mais cedo possível”, alerta.

Outra advertência que ele reitera é a questão de celular: “Há alunos que ainda acham que não vemos. Mas não só vemos como desclassificamos o aluno que for pego com o aparelho. Está no edital, é proibido”. Ele esclarece que se o estudante for flagrado com o equipamento antes de começar a prova, ele ainda pode se desfazer dele. Mas depois que o exame começa, a penalidade é a desclassificação. Desde sábado, quatro candidatos perderam a chance de participar do SSA porque portavam celular na hora da prova.

PAIS – O coordenador lembra ainda que, por mais que insistam, os pais não podem entrar nos prédios onde estão os candidatos. Mesmo que a área externa seja desconfortável.

Neste domingo (30/11), assim como em diversos colégios onde está ocorrendo o SSA, muitas mães esperavam do lado de fora da Barbosa Lima, mesmo com o desconforto e o sol forte.

Entre elas estava Luciene Neri, 50, veio de Natal para trazer a filha, Maria Clara, de 16 anos. Às 17h15, os candidatos começaram a sair, o que pirou o pequeno tumulto que se formou em frente à escola. “Física foi horrível, mas adorei a de português”, disse Maria Clara ao sair.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.