STR em Petrolina se divide e a dissidência resolve fundar entidade que reunirá trabalhadores assalariados do município

23Um grupo de ex integrantes de diretorias passadas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina (STR), no Sertão do São Francisco, resolveu promover uma assembleia neste feriado de Tiradentes para fundar o Sindicato dos Empregados Rurais de Petrolina. O STR é considerado o maior entidade o segmento no Norte-Nordeste com mais de 30 mil filiados.

O grupo é liderado pela ex-diretora de assalariados de gestões passadas do STR, Maria Joelma que concorreu á presidência da entidade no ano passado, mas foi derrotada pelo atual presidente, Francisco Pascoal (Chicõu) que já teve Joelma como diretora em outra oportunidade quando esteve á frente do STR de Petrolina. O edital para a assembleia foi publicado há 20 dias, segundo os participantes do ato.

Chicôu, junto com o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura em Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, além de vários trabalhadores filiados ao STR foram barrados de entrar na assembleia, mesmo que o edital tivesse convocado a todos os filiados e filiadas da Sindicato já existentes que completou 50 anos de existência em 2013.

Como não puderam votar para discutir a criação da nova entidade sindical da categoria, os trabalhadores barrados realizaram uma assembleia na rua em frente ao local onde Joelma reunia seu grupo. Os associados votaram pelo não a criação de outra entidade do segmento.

O outro lado

Maria Joelma frisa que está respaldada pelo Ministério do Trabalho e pelo Tribunal Superior do Trabalho ao formalizar na assembleia desta segunda a criação do Sindicato dos Empregados Rurais de Petrolina

“Existe legalidade sim e exemplos de entidades semelhantes nos estados da Bahia, Ceará e São Paulo. Estamos tranquilos quanto a legalidade dessa assembleia”, frisou a sindicalista. Uma tentativa semelhante de rachar os trabalhadores rurais petrolinenses ocorreu em 2002, so que não logrou êxito, mas Joelma está confiante que desta vez a conversa será outra.

A Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco – CUT-PE – não respalda a nova entidade assim como a Fetape. O presidente da entidade no estado, Carlos Veras, confirmou que não legitima a divisão do trabalhadores rurais em Petrolina e também colocou o departamento jurídico da entidade para anular o processo comandado por Joelma.

Nos bastidores dessa polêmica toda, comenta-se que o novo sindicato deverá ganhar o respaldo da Força Sindical em Pernambuco.

Advogados do STR, Fetape e CUT adiantaram que entrarão com uma ação nesta terça. 22,  para anular a assembleia promovida por Joelma e seu grupo.

Fonte: Vinicius de Santana

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Gonzaga, como vai?
O Basto, de Guaporema-PR, filho de Zé du Bé, manda abraço.
Qualquer novidade nos ligue, 87-96260069.
Abração, estamos contigo para mais este pleito Federal.
Rubens, Arcoverde, PE

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.