Taxa de adolescentes grávidas nos EUA diminuiu após sucesso de reality show
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O programa “Grávida aos 16” pode ser uma das causas da queda do número de adolescentes grávidas nos Estados Unidos. Pelo menos é o que aponta um estudo do National Bureau of Economic Research, que afirma que o reality show da MTV teria evitado que cerca de 20 mil americanas se tornassem mães na adolescência entre 2009 e 2010.
Segundo a pesquisa, a taxa de natalidade entre adolescentes caiu mais rapidamente em regiões em que os jovens assistem mais à MTV. O principal responsável pelo resultado seria o reality, que acompanha a história de uma adolescente grávida diferente a cada episódio. A série teria reduzido a taxa em 5,7% desde sua estreia na TV.
As redes sociais também mostraram que o show teve uma grande participação neste resultado. Segundo o estudo, os tweets e posts no Facebook sobre o assunto aumentavam sempre que “Grávida aos 16” era exibido, assim como as buscas na internet por métodos de contracepção.
Entretanto, os pesquisadores apontaram que o programa não é o único fator que influenciou na queda. Nos últimos 20 anos, o número de mulheres que são mães na adolescência vem caindo nos Estados Unidos. Em 1991, 62 de cada 1000 adolescentes já tinham pelo menos um filho. Já em 2012, o número caiu para 29.
Sucesso nos Estados Unidos desde 2009, “Grávida aos 16” chegou a ser exibido pela MTV Brasil, mas hoje está fora da grade do canal.
Nenhum comentário