Táxis: rádios partem para a briga com aplicativos

00Aplicativos de celular deram cara nova ao serviço de táxis. Tão fácil quanto mandar mensagens, bastam alguns botões e em menos de cinco minutos o passageiro chama e embarca no veículo. A concorrência eletrônica, porém, acendeu o sinal amarelo na Associação das Empresas de Rádio Táxi de Pernambuco (Aert). A Aert, pelas vias judicial e política, questiona o que chama de concorrência desleal dos aplicativos, que operam sem a cobrança de tributos e responsabilidades cobradas às rádios da cidade. Por isso a entidade pede a suspensão ou regulamentação dos aplicativos, que por sua vez alertam para o risco de regras que impeçam a concorrência saudável.

O mesmo debate existe em São Paulo e Belo Horizonte. Na capital mineira, a Assembleia Legislativa, em fevereiro, realizou uma audiência pública para tratar do assunto.

No Recife, todas as rádios tiveram queda na quantidade de motoristas cadastrados. Na Coopetáxi Recife são 200 carros. “Setenta saíram para aderir ao Easy Taxi ou 99Taxis”, diz Severino Marques, presidente da cooperativa.

Para lidar com a concorrência, as rádios também aderiram aos aplicativos, algumas como foco no mercado corporativo, como Wappa e Autocab. “Alguns taxistas já começam a voltar, porque a demanda do Easy Taxi e 99Taxi é mais noturna”, afirma.

As rádios reforçam o apelo ao mercado executivo com a garantia de frota em bom estado de conservação, prazo maior para o pagamento e motoristas uniformizados. “A tecnologia dos aplicativos já existia. A diferença é que nós temos custos e somos cobrados pelo taxímetro aferido, cadastro do veículo em dia”, conta Alexander Maia, diretor administrativo da Servitáxi, que conta com 450 carros.

É justamente aí onde aparecem as maiores críticas. Presidente da Associação das Rádios, Nivaldo Cavalcanti é também diretor presidente da Teletáxi, maior rádio local, com frota de 650 carros. “Nada contra. Aplicativos vieram ajudar as pessoas. Mas acho que essas empresas trabalham fora do contexto geral”, diz. Cada rádio, conta, precisa de licença da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), paga impostos à prefeitura e responde legalmente por problemas nas viagens. “Assim vira uma concorrência totalmente desleal”, afirma.

Fonte: Carlos Britto

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.