Tipo de TV e de sinal determinam se transmissão enfrentará a Síndrome do Delay

00Imagine ouvir os vizinhos reagindo à mais aguardada cena do final de uma novela antes de poder ver por você mesmo? Ou, ainda, escutar as reações a piadas de um filme antes de saber o motivo? Se você não é do tipo que acompanha futebol, certamente percebeu agora o quão incômodo pode ser ter que ouvir os gritos de gol, com o coração saltando à boca e só conferir o desfecho momentos depois. Mas, afinal, por que algumas pessoas gritam gol antes das outras?
A resposta tem a ver com tecnologia e está intimamente ligada ao tipo de TV e de sinal ao qual você escolhe assistir. E a notícia triste é que quanto mais tecnológica e de melhor imagem seu televisor for, mais tarde você poderá conferir os acontecimentos do mundo real, por mais “ao vivo” que eles lhe pareçam.

De acordo com o especialista em telecomunicações do Instituto Federal de Pernambuco, Amilton Rodrigues, a diferença é pequena, mas a partir de um quarto de segundo, o espectador já percebe. E não é difícil compreender a lógica. Quanto mais informação, quantitativa e qualitativa, a transmissão tem, maior é o tempo que se leva para recebê-la compactada em sua residência. Justamente por isso, o rádio analógico é o primeiro a chegar, já que apenas tem que modular áudio, sem imagem.

Segundo o profissional, esse atraso – também conhecido por “delay” – é normal e é sempre verificado em telejornais, quando âncoras e repórteres conversam, já que há o tempo de transmissão, recepção e retransmissão do conteúdo, gerando aqueles silêncios incômodos, onde tudo pode acontecer. “Quanto mais o sinal for pesado e estiver à mercê de formas de transmissão pelos ares, maior a chance de problemas e intercorrências graças à natureza. É uma questão de infraestrutura, mesmo”, garante.

Contornar a situação é possível, ainda que ainda seja uma realidade distante. Para evitar interferências e aumentar a transmissão de dados, seria necessário que todas as conexões de seu aparelho fossem realizadas por meio de fibra ótica, o mesmo utilizado por companhias de internet. “É  o de maior qualidade e rapidez. Se fosse, assim, receberíamos, no televisor praticamente na mesma velocidade do rádio, não importando, por exemplo, se há pancadas de chuva”, explica Rodrigues. Enquanto isso, para não se frustrar com spoilers, basta saber escolher onde assistir e quais recursos deixar habilitado. A outra opção é se mudar para longe de todos os seus vizinhos e gritar gol quando bem entender…

Por que o vizinho sai na frente? 

TV Analógica
Sinal emitido do estádio tem áudio e vídeo modulados em estúdio e, então, transmitidos

TV digital aberta
Sinal emitido do estádio, tem áudio e vídeo digitalizados e compactados no estúdio, há a modulação e, então, a transmissão

TV digital fechada a cabo
Sinal emitido do estádio, tem áudio e vídeo digitalizados e compactados no estúdio, há a modulação, a captura por parte da central de TV por assinatura e, então, a retransmissão

TV digital fechada via satélite
Sinal emitido do estádio, tem áudio e vídeo digitalizados e compactados no estúdio, há a modulação, o desvio do sinal para o satélite e, então, a retransmissão

TV digital fechada em HD, 2k e 4k** 
Sinal emitido do estádio, tem áudio e vídeo digitalizados e compactados no estúdio, há a modulação, o envio do sinal para a central de TV por assinatura* e, então, a retransmissão

TV digital fechada em 3D
A diferença da imagem em HD para a 3D é que para construir o efeito digital de proximidade é necessária a exibição simultânea de duas imagens sobrepostas, o que exige mais processamento e custa um delay de cerca de mais um segundo

TV digitalizada em streaming (internet) 
A diferença da transmissão via web é que além de todos os processos que a TV Digital necessita, ainda há a transmissão do sinal para uma central de dados do servidor de um provedor de internet (backbone) antes de sua retransmissão, em formato de dados, daí o delay maior.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.