Torcedores do Inter homenageiam Fernandão em frente ao Beira-Rio

00Com sinalizadores e cantando músicas, milhares de torcedores do Inter se reúnem em frente ao Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, para homenagear o ex-atacante Fernandão. O jogador morreu na madrugada deste sábado após sofrer um acidente de helicóptero no interior de Goiás.

A vigília em frente ao estádio colorado ocorre desde a manhã e foi ganhando cada vez mais adeptos ao longo do dia. Com sinalizadores em mãos, os torcedores colorados entoam cantos que marcaram a passagem do jogador pelo Beira-Rio. “Uh! Terror! Fernandão é matador”, gritam. Mais cedo, um grupo de torcedores formou uma roda e rezou uma oração.

O espaço em frente ao Centro de Visitantes do estádio virou uma espécie de memorial em homenagem ao ídolo. Eles depositam flores, fotos do jogador, cartazes, frases e cartas no local. 

“O Fernandão ficará na memória de todos os colorados. Perdemos um grande ídolo. Ele representou a mudança de uma era. Ele mudou a vida de todos os colorados. Seus feitos nunca se apagarão. Levantei a taça com ele”, comentou o funcionário público Henrique Saraiva.

Luto oficial, missas e pedido de estátuas. 
A morte de Fernandão fez a prefeitura de Porto Alegre decretar luto oficial de três dias. O prefeito José Fortunati também afirmou que vai propor que a Rua A, ao lado do estádio Beira-Rio e do Gigantinho, passe a ser denominada Fernando Lúcio da Costa em homenagem a ele. A proposta será encaminhada à Câmara Municipal na próxima semana, disse o prefeito.

O Inter também planeja homenagens a Fernandão. Após divulgar uma nota de pesar e hastear a bandeira a meio mastro, o clube divulgou em seu site oficial que fará uma série de homenagens ao jogador. A primeira delas será uma missa neste domingo, às 17h, no Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre. Os consulados de outras cidades também foram convidados a celebrar missas.

A direção do clube também já decidiu que não usará a camisa 9 no próximo jogo do time no Brasileirão, contra o Corinthians, no dia 17 de julho, em São Paulo. As propostas segeridas pela torcida serão analisadas após a Copa do Mundo, quando o clube reassumir o controle do Beira-Rio, temporariamente cedido à Fifa.

Um dos pedidos partiu do grupo de torcedores conhecido como Gigante para Sempre. Eles sugeriram ao departamento de marketing do clube a construção de uma estátua em homenagem a Fernandão. A ideia é que o monumento seja feito em bronze e reproduza o ex-jogador levantando a taça do Mundial de 2006. Os colorados se colocaram à disposição do clube para difundir a campanha e, caso seja necessário, arrecadar verba.

O acidente
O acidente ocorreu por volta da 1h da madrugada. Fernandão e mais quatro pessoas voltavam de helicóptero de uma pescaria em uma ilha no meio do rio Araguaia para a casa de campo do jogador no município de Aruanã, a 315 km de distância de Goiânia (GO).

A aeronave, que pertencia a uma empresa da qual o ex-jogador era sócio, caiu pouco depois de decolar, matando os cinco ocupantes. Segundo a Polícia Civil, quem pilotava era o coronel da reserva da PM goiana, Milton Ananias, funcionário da empresa que também morreu no acidente. Também morreram no acidente Antônio de Pádua, primo do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSBD), Edmilson de Sousa Lemes, vereador de Palmeiras de Goiás, e Lindomar Mendes Vieira, funcionário da fazenda.

O sargento Cristiano Oliveira, do Corpo de Bombeiros de Aruanã, que participou da operação de resgate, informou ao G1 que o grupo seguia para o centro da cidade, mas o helicóptero caiu logo após a decolagem, por volta das 1h30, em uma faixa de areia do Rio Araguaia. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas e estão sendo investigadas.

Ainda segundo o sargento, quando os bombeiros chegaram ao local apenas Fernandão tinha sinais vitais. Ele foi levado em uma embarcação para um hospital de Aruanã, mas morreu no meio do caminho. “Fizemos a reanimação dele, mas, infelizmente, ele não resistiu. Sofreu múltiplas fraturas”, disse Oliveira.

Carreira
Fernandão nasceu em Goiânia e iniciou a carreira nas categorias de base do Goiás Esporte Clube. Entre os anos de 1995 e 2001, conquistou cinco campeonatos estaduais, duas Copas Centro-Oeste e um Brasileiro na Série B, sempre na posição de meia.

Depois, seguiu para a Europa, onde jogou pelo Olympique de Marselha e Toulouse, na França, quando passou a atuar como atacante. Ele também jogou no Al-Gharafa, do Catar. Em 10 de julho de 2004, ele estreou com a camisa do Internacional em uma partida contra o Grêmio, quando foi o responsável pelo milésimo gol da história do clássico Gre-Nal.

No Inter, Fernandão ainda foi o capitão do time nas conquistas da Libertadores e Mundial de 2006. Em 2009, o atacante retornou ao Goiás e depois se transferiu para o São Paulo. Ele se aposentou em 2011, quando estava no Tricolor Paulista.

Após parar de jogar, Fernandão assumiu o cargo de diretor executivo do Inter a participar da diretoria do Internacional e, mais tarde, assumiu o posto de treinador do clube. Recentemente Fernandão estreou como comentarista no canal SporTV, onde participaria da cobertura da Copa do Mundo.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.