Trabalhador brasileiro come muito mal

poAs mudanças econômicas do Brasil estão modificando a forma como o trabalhador brasileiro come. Antes o feijão com arroz era o padrão. Mas o dia a dia cada vez mais corrido tem feito com que o trabalhador preste menos atenção ao que coloca no prato. De acordo com uma pesquisa feita pelo Conectaí (braço online do Ibope) e encomendada pela empresa de benefícios Alelo, apenas 56% dos brasileiros afirmam se alimentar de maneira saudável.

“A alimentação saudável ainda não está entre as prioridades do trabalhador”, diz Ellen Mueratti, diretora executiva da Alelo e coordenadora da pesquisa. “Quando vai comer fora, o brasileiro pensa em primeiro lugar no dinheiro, higiene e oferta de comida. Só depois pensa na qualidade do que está comendo.” Segundo a pesquisa, 40% dos trabalhadores se sentem indispostos depois do almoço, o que prejudica o rendimento do trabalho no período da tarde.“Acontece que muitos trabalhadores costumam passar grandes intervalos de tempo sem comer. Normalmente, tomam o café da manhã em casa e só comem de novo na hora do almoço”, diz a nutricionista Rosana Peri. Esse hábito faz com que a pessoa queira compensar na refeição do meio-dia. O problema é quando a compensação acontece de maneira exagerada. Segundo Rosana, “a vontade de comer leva o funcionário a consumir uma grande quantidade de comida oleosa e gordurosa, algo que pode gerar um mal estar pouco depois”.

Para evitar comer em excesso na principal refeição, a dica é fazer um pequeno lanche no intervalo entre o café da manhã e o almoço. “O funcionário já pode levar de casa alguma comida, como barra de cereal ou frutas secas”, diz a nutricionista. Mas ela faz uma advertência. “Nesses lanches, é bom evitar alimentos com muita caloria, como chocolate e biscoito recheado. Eles passam a impressão de satisfação mas têm poucos nutrientes.”

O prato ideal para a aguentar a jornada de trabalho à tarde deve ser bastante equilibrado. Segundo a nutricionista, o almoço deve ter pelo menos um alimento rico em carboidratos (arroz, inhame, macaxeira, farofa), um rico em proteína (carne, peixe, ovo), vitaminas e minerais, além do feijão, rico em ferro.

A atenção ao prato deve vir aliada à prática de exercícios físicos. As oito horas por dia que os brasileiros passam trabalhando, normalmente na mesma posição, podem trazer prejuízos sérios à saúde. Obesidade, problemas ósseos e má digestão são alguns dos resultantes da falta da prática regular de exercícios físicos. “Fazer exercícios regularmente é bom para o corpo, pois diminui o estresse e libera a serotonina, o hormônio do bem-estar”, explica Rosana Peri.

Segundo a pesquisa do Conectaí, 74% dos trabalhadores brasileiros que comem fora de casa costumam praticar atividades físicas. E entre eles, 19% optam por esportes coletivos. Os recifenses são os maiores adeptos da prática, seguidos pelos baianos e pelos porto-alegrenses. Quem faz parte dessa estatística é o bancário Laudenor Domingos. Consultor de investimentos durante o dia, ele reserva um tempo para jogar voleibol com um grupo de amigos duas vezes por semana.

“É ótimo porque ganho condicionamento físico ao mesmo tempo que alivio o estresse do dia a dia”, conta Laudenor. De acordo com Rosana, “o esporte coletivo relaxa o corpo e favorece o convício social. As pessoas precisam criar uma relação de confiança para alcançar bons resultados, o que pode ser refletido no ambiente de trabalho.”

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.