Três filhos de Miguel Arraes receberão reparação financeira

1Filhos e netos de pernambucanos perseguidos pela ditadura militar tiveram seus pedidos de indenização financeira e moral aprovados pela Comissão Nacional de Anistia, que julgou 16 casos ontem, em sessão especial ocorrida em Brasília. Entre os contemplados, estão três filhos do ex-governador Miguel Arraes, exilados junto com o pai na Argélia, os dois netos do líder das ligas camponesas Francisco Julião, que nasceram em Cuba em decorrência dos obstáculos impostos pelo período de exceção, o filho do pedagogo Paulo Freire, obrigado a exilar-se com o pai e a mãe no Chile, e os dois filhos do deputado estadual Luiz Cláudio Braga Duarte (PST), cassado na primeira leva pelo regime e obrigado a partir para o México. O valor da reparação financeira é de R$ 100 mil para cada um, pagos em parcela única.

Conselheiro da Comissão de Anistia, o pernambucano Manoel Moraes comentou que a sessão foi marcada pela emoção. Um dos relatos mais fortes partiu do filho de Paulo Freire, o cientista social Lutgardes Costa Freire, 55 anos, que disse ter sofrido com a constante sensação de medo e perseguição. Outro conselheiro, Mário Miranda, lembrou que nascer no exílio àquela época significava ver negada, inclusive, a cidadania brasileira – caso dos filhos de Francisco Julião.

Com processos ingressados em 2012 e 2013, os filhos de Miguel Arraes, o médico Luiz Cláudio Arraes de Alencar, o economista José Almiro (o mais velho) e o administrador de empresas Marcos Arraes não estiveram presentes à sessão. A relatora desses três casos, conselheira Sueli Bellato, explicou como fundamentou o voto pelo deferimento da indenização.

“Eles, quando o governador foi deposto, moravam dentro do Palácio das Princesas, assistiram a prisão do pai, principalmente o mais velho, que tinha 17 anos. Foi algo muito traumático. Arraes foi levado ao presídio de Fernando de Noronha, sem comunicar a família, passando lá sete meses. Os filhos ficaram entregues a duas tias até o falecimento de Dona Célia, mãe deles. Até que Arraes consegue o exílio na Argélia, aos poucos vai levando os filhos, que ficaram até 1979. Nós avaliamos que esse impacto não é carregado só na infância, mas resta por toda a vida”, disse Bellato.

HOMENAGEM
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa recebeu projeto de lei que denomina o prédio que abrigará o novo plenário do Legislativo, que deve ser inaugurado até 2015, de Edifício Deputado Miguel Arraes de Alencar. O projeto foi distribuído para o deputado e líder do governo na Casa, Waldemar Borges (PSB).

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.