TSE lança a campanha #vempraurna para estimular os jovens

10Inspirado nas manifestações de junho de 2013, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançará três campanhas publicitárias com o selo #VEMPRAURNA – o seu voto vale o Brasil inteiro. O objetivo é convocar os jovens de 16 e 17 anos a realizarem o alistamento eleitoral não obrigatório até o dia 7 de maio. A iniciativa é parte da campanha Jovem Eleitor e distribuirá os produtos publicitários nas rádios, emissoras de televisão e mídias digitais. Outras duas campanhas – Biometria e a Mulher na Política – também serão lançadas ainda no primeiro semestre.

Ainda em fase de confecção, a campanha será veiculada entre março e 7 de maio, quando se encerra o prazo legal para alistamento eleitoral, mudança de domicílio eleitoral e inscrição em seções com acessibilidade para portadores de necessidades especiais. O slogan da campanha é uma analogia ao #VEMPRARUA, que incentivou milhares de brasileiros a reivindicar melhores serviços públicos.

A descrença no atual modelo político do País, expressa nos cartazes levantados em junho, preocupam os tribunais eleitorais. Isso porque ao não se sentirem representados pelos políticos eleitos, é possível que os jovens elevem a porcentagem de votos brancos e nulos nas eleições de outubro. Em relação aos que tem entre 16 e 17 anos – período no qual o voto é facultativo – o desestímulo pode resultar na queda dos índices de adesão à eleição.

Na última eleição majoritária, realizada em 2010, o TSE computou o total de 135,8 milhões de eleitores, dos quais 2,3 milhões (1,7%) eram jovens entre 16 e 17 anos. Nesse ano, até hoje, estão registrados 141 milhões de eleitores, sendo mantido o mesmo quantitativo de jovens que optaram por participar do processo eleitoral e, consequentemente, reduzido o percentual para 1,6%. De acordo com a assessoria de imprensa do TSE, apesar das campanhas terem o objetivo de convocar os cidadãos para irem às urnas, não há uma meta específica relativa ao número de novos registros.

Já a campanha pelo cadastramento biométrico, criada pela agência de propaganda Borghi Lowe e assinada pelo diretor de criação Marcos Pamplona, segue a temática: Único como você. Além dos spots de rádio, será veiculado um filme institucional na TV. As cenas mostram o Maracanã, o Pelourinho e Catedral de Brasília, que transmitem a ideia de serem monumentos únicos no Brasil, assim como cada eleitor. Essas peças serão veiculadas até o final de março. Por fim, a campanha Mulher na Política será lançada ainda neste mês e veiculada até junho.

Os eleitores convocados para fazerem o registro devem comparecer aos cartórios eleitorais dos municípios até o dia 31 de março. No Recife, o recadastramento pode ser feito nas centrais de atendimento ao eleitor e nos postos descentralizados, como no Expresso Cidadão Shopping RioMar, na Câmara de Vereadores, no Fórum Joana Bezerra, na Prefeitura do Recife e na Universidade Federal de Pernambuco.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

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