TV de Portugal: Ney esculacha Brasil; Copa e corrupção

imagesDe passagem por Lisboa, o cantor Ney Matogrosso deu uma ácida entrevista sobre o Brasil à tevê portuguesa RTP (veja trechos acima). A conversa foi veiculada há 13 dias. E apresentou aos patrícios um país muito diferente daquele que havia sido pintado por Lula numa entrevista à mesma emissora, duas semanas antes.

Ney disse que há “um enorme desconforto” dos brasileiros com “os bilhões de reais” gastos pelo governo nos estádios da Copa. Afirmou que muitos virarão “elefantes brancos”. Em contraposição, declarou que o brasileiro não vê seus impostos serem revertidos em serviços públicos de qualidade.

O cantor criticou a educação precária e os transporte público “horroroso”. Nos hospitais, disse ele, “as pessoas estão sendo jogadas no chão, em cima de um paninho”. Ecoou as faixas de junho: “Como é que o povo pode estar satisfeito com isso, porque é tudo padrão Fifa? Que seja padrão Fifa para o povo brasileiro e não para a Fifa.”

O repórter Vítor Gonçalves, que ouvia Ney, perguntou se ele é um crítico do PT. “Eu sou crítico com a política, porque eu sempre imaginei que houvesse um ideal elevado na política. Não vemos isso. É corrupção diariamente, semanalmente, escândalos de corrupção no país.”

Não viu diferença entre o PT e os outros partidos?, insistiu o entrevistador. E Ney: “No PT, é muito mais visível a corrupção. Agora, não estou dizendo que é só o PT. Eu sei que todos são corruptos. Em todos os partidos há corrupção.”

No final da conversa, Ney menciona o caso do pedreiro Amarildo, morto por policiais no Rio. Tachou de “autoritária e fascista” a ação das polícias brasileiras. O entrevistador declarou-se surpreso com a visão de Ney Matogrosso sobre o Brasil. E ele: “Pois é, mas infelizmente é o Brasil que eu posso falar. Eu adoraria estar aqui dizendo que tudo está maravilhoso, que o povo está feliz, bem tratado, bonito e viçoso. Mas não é!”

Tomado pelas palavras, Ney Matogrosso se encaixa no padrão do brasileiro retratado nas pesquisas mais recentes. Quer mudança. Mas olha ao redor e vê que “em todos os partidos há corrupção”. Os portugueses que o assistiram depois de ter visto Lula decerto ficaram embatucados.

Sobre os protestos, Lula dissera: “Deixa o povo protestar. É um povo indo pra rua protestar e outro indo pro estádio ver o jogo.” Sobre as reivindicações, afirmara: “O povo quer mais. Você não tenha dúvida que é assim a humanidade. Se você consegue comer hoje um contrafilé, na outra semana você quer um filé.”

Serviços públicos ruins? “Eu acho extraordinário que o povo queira mais. Escola padrão Fifa, saúde padrão Fifa, transporte padrão Fifa. O pessoal querer mais eu acho ótimo. Quanto mais reivindicam, mais eu tenho o que fazer.” Corrupção? “O tempo vai se encarregar de provar que o mensalão teve 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica.”

Fonte: Terra

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.