Uma relíquia em pergaminho

12Filho apegado ao colo do pai, curto minha rotina de pegar 386 km rumo a Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, duas vezes ao mês, para beijar a minha joia que fará, no próximo dia 22, 92 anos. E a cada viagem, nas conversas intermináveis com meu mestre dos mestres Gastão, descubro tesouros.

Alguns, que brotam da sua memoria invejável. Outros, do fundo seu baú. Num dos últimos momentos de mergulho no seu passado, papai retirou de um velho cofre, que mantém em sua lojinha comercial, no velho Beco de Zezé Rodrigues, os computadores do seu avô: velhas cadernetas em papel pergaminho.

Relíquias que o tempo, com a sua capacidade implacável de destruir, foi vencido. Folheando-as, encontrei anotações que meu avô Augusto Cerquinha, pai do meu pai, fazia do seu comércio de alpargatas e da família. Como a família era muito grande, verdadeira prole, ele anotava a data de nascimento de todos os filhos, um a um.

Foram 14! Reprodutores como naquele tempo não existem mais. No século passado, o homem seguia literalmente os ensinamentos bíblicos e povoavam o mundo sem cerimônia. Papai está lá nos escritos do seu Augusto: Gastão nasceu em 15 de abril de 1922.

Vendo que também iria perder o controle da filharada – nove ao todo – meu pai seguiu rigorosamente o exemplo do meu avô e adotou a sua caderneta.

Vi lá, com os meus olhos que esbugalham para os ensinamentos do meu pai, todas as datas de nascimento dos seus filhos. E uma curiosidade: papai anotava também as datas de todas as vacinações dos filhos.

Como cuidava dos filhos com uma devoção de paizão, quando faltava uma determinada vacina na cidade ele levava os filhos urgentemente para vacinar no Recife.

De trem, vale salientar, levando poeira na cara, 15 horas, para botar os pés na capital. Até hoje, beirando a casa dos 92 anos, meu pai cuida dos filhos como se fossem ainda bebês, tamanho o seu zelo e a sua paixão.

Mas filhos se criam para o mundo. Em seu livro O Profeta, Gibran Khalil Gibran escreveu que os filhos são flechas e os pais arcos. Disparadas as flechas, elas voam para longe do arco. E o arco fica só.

Infelizmente, esse é o destino de todos os pais: a solidão. Não é solidão de abandono. E nem a solidão de ficar sozinho. É a solidão de ninho que não é mais ninho. E está certo. Os ninhos deixam de serem ninhos, porque outros ninhos vão ser construídos.

Os filhos partem para construir seus próprios ninhos e é a esses ninhos que eles deverão retornar, como retorno na maior felicidade, sempre que possível e necessário, o caminho da minha Pasárgada para beijar a pedra.

Fonte: Magno Martins

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.