Vale do São Francisco é cenário rico para apaixonados por fotografia

Fotógrafos do Instituto Revelare aproveitam a paisagem do Rio São Francisco (Foto: Silvia Nonata/Arquivo pessoal)

Paisagens, retratos, protestos e expressões. Estes são os registros do instante, presentes na fotografia. No Vale do São Francisco, muitos dos fotógrafos ganham a vida com isso, outros fazem apenas por amor à arte. Seja a reprodução da realidade ou a própria criação se fazem presentes nos trabalhos de fotógrafos em Petrolina, Sertão pernambucano.

O professor de engenharia, Marcus Ramos, de 54 anos, tem fascínio por fotografia. “Fotografar é resolver um problema em mim e tentar encontrar coerência nas coisas que vejo”, declara Marcus. A necessidade de viver o instante fotográfico fez com que o engenheiro, vindo de São Paulo-SP, formasse um grupo com o objetivo de simplesmente fotografar. O Jornadas Fotográficas existe há três anos pela carência do professor de interagir com outras pessoas sobre fotografia. “Percorremos diversas regiões. A gente se reúne para analisar em um processo de aprendizado mútuo”, disse.

Ponte Presidente Dutra liga Petrolina-PE e Juazeiro-BA (Foto: Patrícia Telles/Arquivo pessoal)Ponte Presidente Dutra liga Petrolina-PE e
Juazeiro-BA (Foto: Patrícia Telles/Arquivo pessoal)

Integrante do Jornadas, a jornalista Patrícia Telles, de 27 anos, usa a fotografia como instrumento de trabalho desde 2008, quando estava concluindo o curso universitário. “A Ponte Presidente Dutra, o Rio São Francisco e as comunidade ribeirinhas são os elementos que mais me chamam atenção. Identifico-me, pois o rio está muito presente em minha história”, declarou a jovem fotógrafa que afirma sentir-se realizada por eternizar momentos. “Às vezes a pessoa olha e não vê beleza, mas na fotografia aquilo se transforma e o belo surge”, destacou Patrícia Telles.

Muitas vezes confundido com manifestantes de “O Vale Acordou” que realizou diversos protestos em Petrolina-PE em 2013, Maurício Fidalgo, de 24 anos, prefere registros com temáticas sociais e sonha um dia poder eternizar através das lentes de sua câmera, momentos de revolução política. “Há enfoques que nem todo mundo se propõe a fotografar e é disso que eu gosto. No caso dos protestos no Vale quis contar a história de dentro para fora, ao contrário do que geralmente é feito”, explicou.

Religião africana é inspiração para fotografias (Foto: Silvia Nonata/Arquivo pessoal)Religião africana é inspiração para fotografias
(Foto: Silvia Nonata/Arquivo pessoal)

Professora de fotografia há 13 anos, Silvia Nonata, encontrou no Vale do São Francisco o cenário ideal para registrar os cliques através de sua máquina. “O que faz a fotografia ser boa é o significado que ela tem”, explica a professora que também resolveu criar um grupo para discutir sobre o tema. O Instituto Revelare existe há um ano e vai além de um simples curso de fotografia, afirma Silvia. “O Instituto não é simplesmente técnica, mas constituir uma comunidade fotográfica. A pessoa é convidada a ir a todas as nossas saídas – a campo, em busca de cenários, paisagens e personagens ”. Silvia Nonata diz gostar de registrar manifestações religiosas de origem africanas. “Gosto de retratar a cultura e aqui, encontro um espaço muito grande para isso”, declarou.

O que estes profissionais têm em comum é o amor pela arte projetado através do olhar. Todos eles encontraram na internet um meio de popularizar seus trabalhaos. Conheça algumas fotografias desses profissionais na galeria de fotos.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.