Vinte e nove morrem em conflitos no aniversário da revolução do Egito

Vinte e nove pessoas foram mortas durante passeatas anti-governo neste sábado, enquanto milhares se reuniam em comícios de apoio às autoridades lideradas pelo Exército, sublinhando as voláteis divisões políticas no Egito três anos após a queda do presidente autocrata Hosni Mubarak.

Forças de segurança dispararam gás lacrimogêneo e até armas automáticas para o alto na tentativa de evitar que os manifestantes opostos ao governo chegassem à Praça Tahir, coração simbólico do levante de 2011 que depôs o ex-comandante da aeronáutica.

À medida que a polícia procurava acalmar as ruas politicamente convulsionadas do Cairo, um carro-bomba explodiu perto de um acampamento policial na cidade de Suez, disseram fontes de segurança.

A explosão, seguida de uma intensa troca de tiros, deu a entender que as autoridades podem estar envolvidas em uma batalha de longo prazo com os insurgentes islâmicos, que vêm ganhando impulso, enquanto a violência crescente não prejudica a popularidade do general Abdel Fattah al-Sisi, cuja deposição do islamista Mohamed Mursi, primeiro presidente eleito do Egito, mergulhou o país no caos.

Ao invés de comemorar a queda de Mubarak, dezenas de millhares de egípcios se juntaram em Tahir para oferecer seu apoio a Sisi, em um evento orquestrado pelo Estado.

Uma banda marcial do Exército tocava enquanto ambulantes vendiam camisetas com a imagem do general.

Grandes cartazes e pôsteres mostravam Sisi com seus típicos óculos escuros no comício deste sábado. Algumas mulheres beijavam os pôsteres.

As exigências fundamentais da revolta de 2011 – liberdade e justiça social – só podiam ser ouvidas em protestos fora de Tahir, e logo foram silenciadas pelas forças de segurança.

A mania Sisi ressalta o desejo predominante por uma figura miltar com a qual os egípcios possam contar para estabilizar a nação.

Mas um fim à violência nas ruas não parece em vista. A televisão estatal citou uma autoridade do Ministério da Saúde segundo a qual 29 pessoas morreram em embates durante os protestos no Cairo e em outros locais.

Fonte: Reuters

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.