WhatsApp do Diario já é um sucesso
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O jornal mais antigo em circulação da América Latina já é um dos mais antenados quando o assunto são as redes sociais. Inaugurado ontem, o WhatsApp do Diario de Pernambuco – que funciona no número (81) 8222-3456 – recebeu cerca de 1,5 mil mensagens dos nossos leitores. Não faltaram problemas como buracos na rua, esgoto estourado e até vídeo de protesto interditando o trânsito. Depois de alcançar a marca de 300 mil curtidores em sua fan page no Facebook e fornecer notícias aos leitores através do Twitter e Instagram, a novidade consolida a estratégia dos Diários Associados em Pernambuco para a internet e serve como mais um canal de relacionamento com o leitor.
Com alguns toques na tela do smartphone ou tablet é possível mandar denúncias com fotos que podem ser aproveitadas pelos jornais Diario de Pernambuco e Aqui PE, além dos portais Diariodepernambuco.com.br, Pernambuco.com, SuperEsportes e VRUM, TV Clube/Record e rádios do grupo. A informação é potencializada sempre para atender aos interesses da população.
Mas como um jornal tão antigo conseguiu se transformar na principal fonte de notícias dos pernambucanos na internet? “Foi muito importante a visão vanguardista da direção do Diario, que reconheceu e apostou na importância das redes sociais não apenas para propagar informação, mas estabelecer um diálogo com o leitor e ouvir o que ele tem a nos dizer”, destaca o editor do Núcleo de Redes Sociais dos Diários Associados em Pernambuco, Fred Figueiroa.
O resultado do trabalho é consequente de uma equipe dedicada exclusivamente a cuidar 24 horas por dia das redes sociais dos veículos de comunicação do grupo. O objetivo é ficar ainda mais perto do público, que já pode enviar mensagens para a redação sabendo que contará com espaço nos jornais, na televisão, nos sites e nas rádios. A prova disso foram as fotos enviadas por Irineu dos Reis, que mora há mais de 30 anos na Rua Engenheiro Otávio Arantes, na Imbiribeira. De acordo com ele, a falta de pavimentação deixa a via intrafegável, sobretudo em dias de chuva. “Os moradores já fizeram de tudo para conseguir que a via seja asfaltada. Descobrimos junto a uma gerência regional de urbanismo que nossa rua encontra-se asfaltada em arquivos da prefeitura por seis vezes”, denuncia. Ontem, o caso ganhou destaque na fan page do Diario e a publicação foi vista por mais de 20 mil pessoas. Hoje, o relato veiculado no jornal impresso endossa o papel do Diario como defensor dos direitos dos cidadãos, cobrando uma resposta às autoridades.
Serviço
Adicione o Diario e entre em contato a qualquer momento:
(81) 8222-3456
Denúncias
Camelódromo com goteiras
“O que a prefeitura faz em relação ao camelódromo é um descaso. Os comerciantes precisam improvisar lonas por causa das goteira”, denuncia a leitora Rubenita Ferreira, que mandou uma mensagem com foto para o WhatsApp do Diario de Pernambuco. Ela deseja uma resposta das autoridades responsáveis.
Cano estourado
Um vazamento de água em um cano na praça da Vila Social, no Cabo de Santo Agostinho, é motivo de revolta da leitora Raíza Celina. “Já denunciei pelo aplicativo da Compesa e não resolveram. Agora estou usando este novo meio para informar a redação”. Por conta do problema, um buraco se formou em frente à Rua Vereador Volnei da Costa Machado.
Ônibus na calçada
Muita gente aprovou a iniciativa do Diario, que criou um novo canal de comunicação com os leitores. Um dos elogios veio de Rodrigo Maia: “É muito bom ter a ajuda do povo porque nem com mil repórteres na rua dá para saber de tudo”. Ele denunciou um ônibus de turismo estacionado em cima da calçada, na Rua Professor José Brandão, em Boa Viagem.
Crítica a protesto
Uma internauta mandou um vídeo pelo WhatsApp que mostra um protesto na Avenida Ayrton Senna, em Piedade, Jaboatão. O ato reuniu cerca de dez estudantes e aconteceu na noite da última sexta-feira. Os alunos foram criticados pela falta de organização e, ao fim do vídeo, publicado na fan page do Diario no Facebook, uma garota aparece no capô de um carro, que acelera.
Mirueira esburacada
O leitor Sidney Tenório utilizou o WhatsApp para reclamar da Estrada da Mirueira, em Paulista. Ele disse que passa pelo local todos os dia para ir a Olinda. “Ela está sumindo e ficando cada vez pior. É cada buraco que você não acredita. Os gestores não fazem nada”, criticou. Sidney também é assinante do Diario de Pernambuco e aprovou a novidade.
Protesto na Charneca
Quase todo dia tem protesto. Os leitores, muito atentos, querem saber o motivo dos congestionamentos do trânsito. Uma mensagem foi enviada para o nosso WhatsApp na manhã de ontem relatando uma manifestação no bairro da Charneca, no Cabo de Santo Agostinho. Na foto, dá para ver até pneus sendo queimados.
Buraco no Derby
Um dos problemas que mais incomodam os moradores da Região Metropolitana do Recife são os buracos nas vias. No primeiro dia de WhatsApp, chegaram muitas fotos de verdadeiras crateras. Um leitor mandou esta imagem de um buraco que, segundo ele, completa um mês de existência e fica em frente à Escola Barbosa Lima, no Derby.
Fonte: Diário de PE





Nenhum comentário