Xuxa abandona a TV por estar enfrentando problemas de saúde

No início da semana, a Globo anunciou oficialmente o fim da atração. No comunicado divulgado pela emissora, foram citados dois motivos para a decisão: a necessidade de reformular a programação para acomodar a cobertura da Copa do Mundo e das eleições e um problema de saúde que exige um longo repouso da apresentadora. Xuxa foi diagnosticada, no ano passado, com sesamoidite, uma inflamação nos ossos sesamoides dos pés provocada, entre outras coisas, pelo uso contínuo de sapatos de salto alto.

Já faz algum tempo que Xuxa deixou de ser a rainha dos baixinhos, a loira que reinava absoluta na TV brasileira e nome forte na TV Globo. Desde a década passada, ela veio perdendo público, audiência e relevância e, neste sábado, perderá de vez a majestade quando seu programa, o TV Xuxa, for ao ar pela última vez.

A verdade é que há anos o TV Xuxa e sua apresentadora vinham sofrendo para encontrar um formato atraente a um público novo. Xuxa já não interessa às novas gerações de crianças e sabe disso, mas se mostrou incapaz de, com o passar dos anos, cativar a plateia adulta – transição que Angélica e Eliana conseguiram fazer bem. Desde 2010, seu programa passou por diversas mudanças, mas sempre pareceu o mesmo: um sonolento desfile de convidados globais e musicais em um ambiente previsível de falsa intimidade e simpatia forçada. E põe simpatia forçada nisso: Xuxa sorri muito, como se estivesse em uma comédia. O que o seu programa, a bem da verdade, não deixa de ser.

A crise de audiência da atração começou a chamar a atenção em 2010, quando ainda era exibida nas manhãs de sábado. No ano seguinte, na tentativa de atingir o público familiar e aumentar o número de espectadores, o programa foi transferido para o período vespertino. Alardeado como um “novo TV Xuxa”, ele mostrou, na realidade, um formato nada inovador, que misturava atrações musicais, entrevistas e brincadeiras com famosos. A estratégia não deu certo e a atração chegou a perder no Ibope para reprises do Pica-Pau, desenho exibido pela Record.

Para a temporada 2012, um novo diretor foi convocado com a missão de salvar o programa. Mario Meirelles reformulou a atração mais uma vez, mas o público não sentiu a diferença. Os primeiros programas, em janeiro, registraram uma boa audiência, mas meses depois quase metade do público já havia abandonado Xuxa outra vez. Em julho daquele ano, o programa registrou a pior audiência de sua história.

Em novembro, com o programa perdendo novamente para desenhos da concorrência, o diretor Mario Meirelles foi ao Twitter chamar de “retardados” os que preferiam ver Pica-Pau na Record. “Atenção, retardados que estão assistindo Pica-Pau. Começou #TVxuxa”, escreveu. A frase repercutiu rápida e negativamente e nem o pedido de desculpas subsequente apagou a impressão de que a produção já beirava o desespero.

No início de 2013, Boninho – diretor do Big Brother Brasil – foi ao socorro de Xuxa, que entrou em seu núcleo visando recuperar prestígio e, claro, público. Segundo rumores, os dois não se entenderam e o programa – mais uma vez – não deslanchou.

Com esse triste histórico, a confirmação, nesta semana, de que o programa sairá do ar não chega a surpreender. Dias antes, a emissora havia anunciado ter renovado o contrato com Xuxa por três anos. Com isso, a Globo garante que a apresentadora não irá a lugar nenhum, por enquanto, e ganha um bom tempo para pensar – mas dessa vez pensar direito – no que fazer com ela daqui para frente.

Neste último suspiro, o TV Xuxa terá como atrações a dupla Victor & Leo, a atriz Tatá Werneck e o técnico Carlos Alberto Parreira, além de atores da casa. A partir do próximo sábado, o buraco no horário será preenchido por filmes. Por tempo indeterminado.

Fonte: VEJA

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.