Aeroporto do Recife deve receber 250 mil passageiros durante período carnavalesco
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Cerca de 250 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre durante o período carnavalesco. A expectativa da Secretaria de Aviação Civil (SAC) é apenas uma fração da esperada pela Empetur, que estima que 870 mil turistas devem chegar por todos os meios de transporte no Carnaval pernambucano, que começou oficialmente nesta quinta-feira (12) em Olinda e dará seu pontapé inicial no Recife na sexta-feira (13).
Os números da Secretaria de Aviação Civil (SAC) apontam para um crescimento de 5% no volume de passageiros no aeroporto recifense, na comparação com 2014, e revelam que será preciso ter um pouco de paciência paga conseguir embarcar e desembarcar. Isso porque, durante o período de 12 a 23 de fevereiro, o órgão espera cerca de 5,3 milhões de pessoas transitando entre os sete principais destinos do País: Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Brasília, Salvador e Recife. Se forem considerados todos os terminais administrados pela Infraero, os números sobem para 7,4 milhões de passageiros.
De acordo com a Infraero, não houve incremento de voos internacionais, entretanto, o Estado deve receber em torno de 65 voos extras domésticos. Os dias de maior movimento – tanto para quem está partindo como para quem está chegando no Estado – são esta quinta (12) e sexta-feira (13) e entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Passageiros das cidades de Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Guarulhos (SP) são os que mais desembarcam em Pernambuco. Já os pernambucanos, buscam os destinos de Guarulhos e Brasília nesta época do ano.
A expectativa é que a movimentação no Aeroporto ilberto Freire no período de 12 a 23 de fevereiro seja de 250.753 pessoas. Ainda segundo a Infraero, em datas comuns, há, em média, 220 voos (entre chegadas e partidas) e 19 mil passageiros por dia. Com o aumento do número de usuários, foi ativado o Plano de Contingência do Carnaval, desde a realização das manutenções preventivas ao reforço dos “amarelinhos”, funcionários identificados pelo colete amarelo que estampa a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”. Os servidores especializados vão circular pelo saguão e áreas públicas para tirar dúvidas como horários de voos, portões de embarques e outros serviços. No balcão de informações, as equipes também estão preparadas para orientar os viajantes.
Com essa quantidade de pessoas, o Carnaval consolida-se como período mais movimentado no aeroporto do Estado. Os meses de janeiro e julho, justamente durante a maioria das férias escolares, também se destacam.
Movimentação no período
Em Pernambuco, a Empetur registrou, em 2014, um gasto médio diário de R$ 165, com permanência média de nove dias por turista – ou seja, aquele visitante que dormiu pelo menos uma noite no destino. Neste ano, a expectativa é que a ocupação hoteleira do Estado – que chegou a 85% durante o período pré-carnavalesco – suba para 90% no reinado de Momo, com perspectiva de chegar a 100% em algumas cidades.
Os dados, da Empetur, ainda apontam que quase 1,5 milhão de pessoas deve visitar Pernambuco, mas voltar para seu estado de origem no mesmo dia. Em 2014, PE recebeu cerca de 1,3 milhão de visitantes.
CATs
Os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) terão horário de funcionamento especial durante o Carnaval. As unidades, que contam com equipe bilíngue e ampliada durante o período, terão diversos materiais promocionais do Estado, além da programação carnavalesca e informações para incentivar o turista a visitar novamente Pernambuco. De acordo com a Empetur, serão instaladas duas unidades móveis nos polos de Bezerros e Nazaré da Mata. A Infraero recomenda que o passageiro se antecipe e cheggue mais cedo ao aeroporto, tendo em vista que o check-in antecipado é essencial para agilizar no momento do embarque.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)





Nenhum comentário